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dc.creatorMiranda, Ronypeterson Morais-
dc.contributor.advisor1Silva, Ademir Luiz da-
dc.contributor.referee1Silva, Ademir Luiz da-
dc.contributor.referee2D'Abadia, Maria Idelma Vieira-
dc.contributor.referee3Souza, Julierme Sebastião Morais Souza-
dc.date.accessioned2022-03-30T15:02:26Z-
dc.date.issued2016-04-19-
dc.identifier.citationMIRANDA, Ronypeterson Morais. "Mas e se essa festa se acabar? Ai meu Deus o que será de mim? : as tradições do Divino Espírito Santo de Pirenópolis-GO em registros audiovisuais. 2016.178 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Universitário de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1008-
dc.description.resumoA presente dissertação discute sob o viés historiográfico a origem da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, Estado de Goiás, traçando em sua ancestralidade raízes medievais e como as mesmas se dão no tempo/espaço atual sob a ótica das categorias: cultura popular, pastishe, Medievalidade e Reminiscência. Após tal traçado histórico-linear, discorre-se sobre a interação mídia-Festa e como o Cinema, sob uma perspectiva coutiniana produziu material audiovisual acerca de tal celebração, dialogando ainda questões pertinentes à representatividade em Chartier e a espetacularização em Martin-Babeiro. Tal percurso é feito para, então, interpretar quatro vídeos sobre a citada festividade, gerando análise sobre tais mídias orientadas na tese de Jean-Claude Bernardet que versa sobre quem produz as mídias que representam uma dada comunidade, sendo, na visão de Bernardet melhore que os próprios moradores fossem os responsáveis pela direção tal ação representativa. As mídias analisadas durante a pesquisa foram: a reportagem do Globo Rural (1995), da Videofocus (1988), Iphan (2008) e da empresa local, Morro Alto Turismo (2007). Busca-se ainda as formas de representação da celebração à partir das exposições pessoais de alguns moradores locais em redes sociais como o Facebook e o Instagram. A partir do aporte teórico-histórico e analítico sobre tais mídias, ora audiovisuais, ora oriundas de redes sociais, fora possível traçar uma forma de instrumentalização das mesmas como parte dos processos de continuidades e descontinuidades da Festa em si, bem como a constatação do nível de satisfação em representatividade das mídias produzidas por sujeitos internos da comunidade.por
dc.description.abstractThis dissertation discusses under the bias of the historiographical search the origin of the Holy Divine Spirit Festival of Pirenopolis, State of Goias, charting on their ancestry medieval roots and how they get along in current time / space from the perspective of the categories: popular culture , pastiche, Medievalism and Medieval Reminiscence. After such a historical- linear plot, it is discussed about the Media-Festival interaction and as the Cinema under a coutiniana perspective produced audiovisual material about this celebration, still dialoguing issues pertaining to representation in Chartier and spectacularization in Martin-Barbero. This route is done in order to understand four videos on the aforementioned festival afterwards, generating analysis of such media oriented in Jean-Claude Bernardet thesis that deals with those who produce media that represent a given community, which in Bernardet vision is much better to the residents be the ones who are responsible for directing such representative action. The media analyzed during the search were: a report from Globo Rural (1995), the Videofocus (1988), Iphan (2008) and the local company, Morro Alto Tourism (2007). It is yet researched is this study the forms of representation of this celebration from the personal social networks like Facebook and Instagram.exhibition of some local residents. From the theoretical and historical and analytical contribution on such media, either audiovisual, or coming from social networks it was possible to draw a form of instrumentalization of these social media as part of continuities and discontinuities processes of the Festival itself, as well as the satisfaction level verification on the representation of media produced by internal community subjects.por
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-03-30T15:02:07Z No. of bitstreams: 2 1502818461_dissertando_versao_final_para_deposito_em_pdf(2).pdf: 4249004 bytes, checksum: f53ccb5f5728e4f86ad2af7b4cb884f0 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-30T15:02:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1502818461_dissertando_versao_final_para_deposito_em_pdf(2).pdf: 4249004 bytes, checksum: f53ccb5f5728e4f86ad2af7b4cb884f0 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2016-04-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerradopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFesta do Divino Espírito Santopor
dc.subjectFesta do Divino Espírito Santo - Audiovisualpor
dc.subjectPirenópolispor
dc.subjectCultura Popularpor
dc.subjectHoly Divine Spirit Festivaleng
dc.subjectHoly Divine Spirit Festival - Audio-visualeng
dc.subjectPirenópoliseng
dc.subjectPopular Culturepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqTEOLOGIA::TEOLOGIA SISTEMATICApor
dc.title"Mas e se essa festa se acabar? Ai meu Deus o que será de mim? : as tradições do Divino Espírito Santo de Pirenópolis-GO em registros audiovisuaispor
dc.typeDissertaçãopor
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