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dc.creatorCarvalho, Eloane Aparecida Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Silva, Mary Anne Vieira-
dc.contributor.advisor-co1D'Abadia, Maria Idelma Vieira-
dc.contributor.referee1Silva, Mary Anne Vieira-
dc.contributor.referee2D'Abadia, Maria Idelma Vieira-
dc.contributor.referee3Silveira, João Paulo de Paula-
dc.contributor.referee4Oliveira, Eliezer Cardoso de-
dc.contributor.referee5Heimer, Haroldo-
dc.date.accessioned2022-03-30T20:25:01Z-
dc.date.issued2017-05-19-
dc.identifier.citationCARVALHO, Eloane Aparecida Rodrigues. Devoção ao Divino Pai Eterno : territorialização do sagrado em Panamá-GO (1918-2016). 2017. 137 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1016-
dc.description.resumoPor volta de 1918, um grupo de pessoas iniciou momentos de devoção e orações ao Divino Pai Eterno na Região Sul de Goiás, período em que as famílias viviam em áreas rurais e sobreviviam da agricultura e da pecuária. A princípio, o espaço demarcado por símbolos e rituais do catolicismo, foi denominado de Terra Quebrada, por conseguinte, Divinópolis e somente em 1952 emancipou-se como Panamá. Durante todo o processo de apropriação territorial e simbólico, é possível identificar formas de representações dessa manifestação religiosa a partir de (re)configurações, por meio de elementos que correspondem às práticas aliadas ao cotidiano dos sujeitos. A devoção ao Divino Pai Eterno em uma imagem que evidencia somente o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Santíssima Trindade) nos instiga a debruçar na mentalidade patriarcal inserida no contexto sociocultural, sobretudo no território goiano. Esse símbolo constituído na cidade de Panamá ressalta a sua particularidade, pois mesmo essa crença advir de Trindade, gradativamente as pessoas buscaram inserir as suas vivências na festa religiosa, bem como em suas práticas devocionais. A compreensão dos sentidos das representações simbólicas e ritualísticas dessa devoção em Panamá perpassou a concepção teórico-conceitual assente na fenomenologia e na filosofia hermenêutica, aliada nas metodologias da observação participante e de entrevistas semi-estruturadas, a fim de interpretar a ocorrência desse fenômeno religioso e a sua relação com os devotos e a cidade.por
dc.description.abstractEn torno a 1918, un grupo de personas inició momentos de devoción y oraciones al Divino Padre Eterno en la Región Sul de Goiás, período en que las familias vivían en áreas rurales y sobrevivientes de la agricultura y la ganadería. Al principio, el espacio demarcado por símbolos y rituales del catolicismo, fue llamado de Terra Quebrada, por consiguiente, Divinópolis y sólo en 1952 emancipó como Panamá. Durante todo el proceso de apropiación territorial y simbólica, es posible identificar formas de representación de esa manifestación religiosa a partir de (re) configuraciones, por medio de elementos que corresponden a las prácticas aliadas al cotidiano de los sujetos. La devoción al Divino Padre Eterno en una imagen que evidencia solamente al Padre, al Hijo y al Espíritu Santo (Santísima Trinidad) nos instiga a contemplar en la mentalidad patriarcal insertada en el contexto sociocultural, sobre todo en el territorio goiano. Este símbolo constituido en la ciudad de Panamá resalta su particularidad, pues incluso esa creencia viene de Trindade, gradualmente las personas buscaron insertar sus vivencias en la fiesta religiosa, así como en sus prácticas devocionales. La comprensión de los sentidos de las representaciones simbólicas y rituales de esa devoción en Panamá ha atravesado la concepción teórico- conceptual basada en la fenomenología y la filosofía hermenéutica, aliada en las metodologías de la observación participante y de entrevistas semiestructuradas, a fin de interpretar la ocurrencia de ese fenómeno religioso y Su relación con los devotos y la ciudad.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-03-30T20:24:43Z No. of bitstreams: 2 1503441095_dissertacao_eloane(1).pdf: 3297984 bytes, checksum: 4cd734c23c082b2bb27bf21e6dacde6a (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerradopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerritorializaçãopor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectPatriarcalismopor
dc.subjectDivino Pai Eternopor
dc.subjectTrindadepor
dc.subjectPanamápor
dc.subjectTerritorializaciónspa
dc.subjectRepresentacionesspa
dc.subjectPatriarcalismospa
dc.subjectDivino Padre Eternospa
dc.subjectTrinidadspa
dc.subjectPanamáspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApor
dc.titleDevoção ao Divino Pai Eterno : territorialização do sagrado em Panamá-GO (1918-2016)por
dc.typeDissertaçãopor
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