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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Jéssica Meireles-
dc.contributor.advisor1Silva, Ademir Luiz da-
dc.contributor.referee1Silva, Ademir Luiz da-
dc.contributor.referee2D'Abadia, Maria Idelma Vieira-
dc.contributor.referee3Oliveira, Solemar Silva-
dc.contributor.referee4Oliveira, Eliezer Cardoso de-
dc.date.accessioned2022-03-31T17:25:33Z-
dc.date.issued2017-09-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jéssica Meireles. "O Concreto já rachou" : o movimento punk de Brasília como herdeiro da MPB. 2017. 103 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária de Ciências socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1019-
dc.description.resumoCom a pesquisa “O concreto já rachou”: o movimento punk de Brasília como herdeiro da MPB, pretendemos entender os impactos representativos e históricos do período da Ditadura militar brasileira (1964-1985) em movimentos musicais, no caso a MPB e o Punk. O decreto da censura pelo ato institucional número 5 em 1968 e o avanço do mercado cultural delimitaram os rumos das produções artísticas no país, assim como a onda de manifestações públicas que marcaram o mundo divido pela então Guerra Fria. As gerações dos anos 60 e 70 se tornaram marcadas pelo engajamento político, pelo hedonismo em contraponto as transformações sociais e pela negação de valores, atributos de juventude que preconizaram as produções de músicas como crônicas sociais. Com a ascensão da indústria cultural, a MPB se tornou um dos principais gêneros de canção engajada e crítica nos tempos de autoritarismo e departamentos de censura, na qual a criatividade artística alçou meios de burlar. Na década de 80 o rock se apresenta como o novo acionador da indústria fonográfica, embora essa nova geração de um regime decadente e o processo de redemocratização já se fazer presente, carrega os mesmos preceitos de protesto dos músicos das décadas anteriores, porém menos dispostos a abraçar ideias utópicas. O movimento punk de Brasília denota a perspectiva de uma juventude mais bruta que desmitifica os mitos fundadores da cidade símbolo modernista, enquanto são figuras próximas do centro de poder político. Porém, por mais que os anseios de todas essas gerações se embasassem em mudanças sociais, tanto a MPB quanto o Punk reconfiguraram-se apresentando uma lógica mais comercial e individualista, enquanto a música da nova geração do final do século XX caminha para o romantismo apolítico.por
dc.description.abstractWith the research “O concreto já rachou”: the Punk movement of Brasília as an heir of MPB, we intend to understand the representative and historical impacts of the period of the Brazilian military dictatorship (1964-1985) on musical movements, in this case MPB and Punk. The decree of the censorship by the institutional act number 5 in 1968 and the advance of the cultural market delimited the course of the artistic productions in the country, as well as the wave of public demonstrations that marked the world divided by the then Cold War. The generations of the 60s and 70s became marked by the political engagement, by the hedonism in counterpoint to the social transformations and by the denial of values, attributes of youth that advocated the production of music as social chronicles. With the rise of the cultural industry, the MPB has become one of the main genres of song engaged and critical in times of authoritarianism and censorship departments, in which artistic creativity has raised means of cheating. In the 80s, rock presents itself as the new trigger of the music industry, although this new generation of a decadent regime and the process of re-democratization to be already present, it carries the same precepts of the protest of the musicians of the previous decades, but less willing to embrace utopian ideas. The Punk movement of Brasília denotes the perspective of a more brutal youth that demystifies the founding myths of the modernist symbol city, while they are figures close to the center of the political power. Yet, however much the aspirations of all these generations were based on social changes, both MPB and Punk reconfigured themselves presenting a more commercial and individualistic logic, while the music of the new generation of the end of the twentieth century moves towards apolitical romanticism.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-03-31T17:24:51Z No. of bitstreams: 2 1539821798_dissertacao_versao_final_-_o_concreto_ja_rachou_-_jessica_meireles_pereira3.pdf: 1780788 bytes, checksum: ebfe255afd7b8fda3ac68424a42d6cb2 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerradopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPunkpor
dc.subjectMPB - História - Ditadura.por
dc.subjectDitadura - Indústria culturalpor
dc.subjectPunkpor
dc.subjectMPB - History - Dictatorshipeng
dc.subjectDictatorship - Cultural industrypor
dc.subjectCultural industrypor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor
dc.title"O Concreto já rachou" : o movimento punk de Brasília como herdeiro da MPBpor
dc.typeDissertaçãopor
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