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Tipo do documento: Dissertação
Título: De capela a coreto : direito à memória negra e (re)apropriação na Praça Coronel Chico de Sá - Pirenópolis (GO)
Título(s) alternativo(s): From capela to coreto: right to black memory and (re)appropriation in Praça Coronel Chico de Sá - Pirenópolis (GO)
Autor: Oliveira, Victor Henrique Fernandes e 
Primeiro orientador: Lima, Luana Nunes Martins de
Primeiro membro da banca: Lima, Luana Nunes Martins de
Segundo membro da banca: Costa, Everaldo Batista da
Terceiro membro da banca: Carneiro, Keley Cristina
Resumo: O presente estudo, inserido na linha de pesquisa Cultura, Preservação e Identidades, considera como eventos norteadores e passíveis de problematização: a ereção da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a partir de 1743, quando Pirenópolis ainda sustentava posição de Arraial e era denominada Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte; a demolição desse templo na década de 40; e as múltiplas significações do lugar, desde os seus primeiros usos, quando irmandades negras lá manifestavam religiosidade e modos de resistência no contexto colonial, até seus usos atuais, ocasionados pela modificação do espaço e edificação da Praça Coronel Chico de Sá (Praça do Coreto), na década de 80. Desses eventos, buscamos verificar se a Praça do Coreto pode ser visualizada como patrimônio cultural que auxilia na manutenção e percepção da contribuição negra na construção identitária de Pirenópolis, bem como potencial território problematizador das narrativas patrimoniais, que, influenciadas pela colonialidade do poder, excluíram historicamente o patrimônio negro das seleções institucionais. A fim de alcançar os objetivos propostos, além de análise bibliográfica e documental, adotamos como técnicas de pesquisa, considerando os atores internos (moradores de Pirenópolis) e externos (turistas), a aplicação de questionários e a realização de entrevistas não-estruturadas. Consideramos que a Praça do Coreto, diante de suas múltiplas territorialidades, que podem ser motivadas pelo passado ou externalizadas em razão do contexto presente, pode ser considerada bem cultural propulsor do direito à memória negra a partir da consciência, participação e preservação proveniente dos sujeitos que usam, valoram e (re)aproriam o lugar, independente da motivação dessa (re)apropriação. Como produto de pesquisa, idealizamos um museu virtual de natureza contínua, repositória e colaborativa denominado Coremória, que visa reunir mídias e memórias relacionadas aos bens culturais estudados.
Abstract: The present study, inserted in the line of research Culture, Preservation, and Identities, considers as guiding events that can be problematized: the Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos erection, from 1743 when Pirenópolis still held the position of Arraial and was called Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte; this temple demolition in the 40s; and the multiple meanings of the place, from its first uses, when black brotherhoods there manifested religiosity and ways of resistance in the colonial context, to its current uses, caused by the modification of space and construction of Praça Coronel Chico de Sá (Praça do Coreto), in the 80s. From these events, we seek to check if Praça do Coreto can be viewed as a cultural heritage that helps in the maintenance and perception of the black contribution in the identity construction of Pirenópolis, as well as a potential problematizing territory of heritage narratives, which, influenced by the coloniality of power, historically excluded black heritage from institutional selections. To achieve the proposed objectives, in addition to bibliographic and documentary analysis, we adopted research techniques, considering the internal actors (residents of Pirenópolis) and external actors (tourists), the application of surveys, and the realization of unstructured interviews. We assume that the Praça do Coreto, according to its multiple territorialities, which can be motivated by the past or externalized due to the present context, can be considered a cultural asset that propels the right to black memory from the awareness, participation, and preservation arising from the subjects which they use, value and (re)appropriate the place, regardless of the motivation for this (re)appropriation. As a research product, we idealized a virtual museum of a continuous, repository, and collaborative nature called Coremória, which aims to bring together media and memories related to the cultural assets studied.
Palavras-chave: Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Memória
Patrimônio negro
Pirenópolis
Praça do Coreto
Memory
Black heritage
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
Citação: OLIVEIRA, V. H. F. De capela a coreto: direito à memória negra e (re)apropriação na Praça Coronel Chico de Sá - Pirenópolis (GO). 2022. 142 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1339
Data de defesa: 14-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)

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