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Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramentos visual e literário críticos: agência e dialogicidade nas práticas leitoras da comunidade discursiva de Orgulho e preconceito na plataforma Skoob
Título(s) alternativo(s): Critical visual and literary literacies: agency and dialogicity in the reading practices of the pride and prejudice discourse community on the Skoob plataform
Autor: Almeida, Luane da Silva Gomes 
Primeiro orientador: Rodrigues, Olira Saraiva
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Olira Saraiva
Segundo membro da banca: Oliveira, Hélvio Frank
Terceiro membro da banca: Flexor, Carina Luísa Ochi
Resumo: Busca-se nesta pesquisa investigar práxis de letramentos visual e literário críticos na comunidade discursiva (CD) de Orgulho e Preconceito na plataforma Skoob. A linha de pesquisa a qual a dissertação está vinculada é “Linguagem e Práticas Sociais” do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. Por meio deste estudo salientamos práticas de letramentos em CD digital de leitura. Constatou-se a emergência do leitor ao ampliar seu lugar de fala recorrendo às formas de expressões menos convencionais. Esse fato nos instigou a refletir sobre como essas construções, em efeitos de sentidos, são materializadas em composições visuais e literárias, corroborando para que leitores ratifiquem suas experiências de leitura. Para tanto, tomamos partido da seguinte questão problematizadora: De que forma os recursos multimodais contribuem para ampliar a troca de ideias e, consequentemente, para a agência e a dialogicidade nas práticas de letramentos visual e literário críticos na CD de Orgulho e Preconceito? Desse modo, objetiva- se compreender as práticas de letramentos de uma perspectiva de letramentos visual e literário críticos focalizados na CD de Orgulho e Preconceito na plataforma Skoob. Para essa análise, problematizamos o uso da língua/linguagem como prática social e, portanto, como atividade dinâmica intrínseca aos interesses dos falantes, a partir das teorizações de Ferraz e Mendes (2021), Monte Mór (2010), Grupo Nova Londres (2021) e Rojo (2009). Amparamo-nos na noção de letramentos críticos em Menezes de Sousa (2011), de letramento visual em Kress e Van Leeuwen (1996; 2006), Monte Mór (2021) e Ferraz (2012). No tocante à abordagem de uso da linguagem em uma perspectiva multimodal, toma-se como referência Kress e Van Leeuwen, (1996; 2006), Cope e Kalantizis (2009) e Ribeiro (2020; 2022). No que se refere ao letramento literário e aos processos de leitura consideramos o aporte teórico de Cosson (2009) e Leffa (1999). Ainda, quanto ao entendimento das reverberações da cultura digital nas formas contemporâneas de produzir, circular e recepcionar o discurso literário, apoiamo-nos nos estudos de Santaella (2013), Rodrigues (2021) e Ranciére (2014). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de inspiração netnográfica (Kozinets, 2014), de abordagem qualitativa interpretativa, bibliográfica e exploratória. Os resultados sugerem que a emergente influência das práticas sociais, em contexto digital, contribui para solidificar práticas de letramentos que se manifestam das necessidades dos falantes em adequar-se ao caráter maleável da linguagem. Desse modo, CDs digitais de leitura, como a de Orgulho e Preconceito, constituem espaços de interlocução em que a negociação de sentidos sobre a obra promovida pelos leitores converge para que se amplie o uso e a mobilização de recursos semióticos disponíveis, de modo a validar os posicionamentos discursivos. Tal fato favorece uma horizontalização na relação entre leitor e Literatura, na qual leitor reivindica o protagonismo de sua experiência literária.
Abstract: This research investigates critical visual and literary literacy practices in the discourse community (DC) of Pride and Prejudice on the Skoob platform. The line of research to which the dissertation is linked is "Language and Social Practices" of the Interdisciplinary Postgraduate Program in Education, Language and Technologies. This study highlights literacy practices in digital reading CDs. We saw the emergence of the reader when he expanded his place of speech by using less conventional forms of expression. This fact instigated us to reflect on how these constructions, in terms of meaning effects, are materialized in visual and literary compositions, helping readers to ratify their reading experiences. To this end, we took the following problematizing question as our starting point: How do multimodal resources contribute to broadening the exchange of ideas and, consequently, to agency and dialogicity in critical visual and literary literacy practices in the Pride and Prejudice DC? The aim is to understand literacy practices from a visual and literary critical literacy perspective, focusing on the Pride and Prejudice CD on the Skoob platform. For this analysis, we problematized the use of language as a social practice and, therefore, as a dynamic activity intrinsic to the interests of the speakers, based on the theories of Ferraz and Mendes (2021), Monte Mór (2010), New London Group (2021) and Rojo (2009). We draw on the notion of critical literacy in Menezes de Sousa (2011), visual literacy in Kress and Van Leeuwen (1996; 2006), Monte Mór (2021) and Ferraz (2012). Concerning the approach to the use of language from a multimodal perspective, reference is made to Kress and Van Leeuwen (1996; 2006), Cope and Kalantizis (2009), and Ribeiro (2020; 2022). We considered the theoretical contribution of Cosson (2009) and Leffa (1999) concerning literary literacy and reading processes. As for understanding the reverberations of digital culture in contemporary ways of producing, circulating, and receiving literary discourse, we rely on studies by Santaella (2013), Rodrigues (2021), and Ranciére (2014). Methodologically, this is a netnographically-inspired study (Kozinets, 2014), with a qualitative, interpretative, bibliographical, and exploratory approach. The results suggest that the emerging influence of social practices in a digital context contributes to solidifying literacy practices that manifest themselves in the needs of speakers to adapt to the malleable nature of language. In this way, digital reading CDs, such as Pride and Prejudice, constitute spaces for interlocution in which the negotiation of meanings about the work promoted by readers converges to expand the use and mobilization of available semiotic resources to validate discursive positions. This aspect favors a horizontalization of the relationship between readers and literature, in which readers claim the leading role in their literary experience.
Palavras-chave: Práticas sociais
Letramentos visual e literários críticos - Orgulho e Preconceito
Literatura - Orgulho e Preconceito - Plataforma Skoob
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: ALMEIDA, L.S.G. Letramentos visual e literário críticos: agência e dialogicidade nas práticas leitoras da comunidade discursiva de Orgulho e preconceito na plataforma Skoob. 2024. 112f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1468
Data de defesa: 14-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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