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dc.creatorFedrigo, Divina Luciane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0317855401345277por
dc.contributor.advisor1Barbosa, Raquel Miranda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2046954800280192por
dc.contributor.referee1Miranda, Raquel Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2046954800280192por
dc.contributor.referee2Lima, Luana Nunes Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2105017701418889por
dc.contributor.referee3Quadros, Eduardo Gusmão de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113por
dc.contributor.referee4Santos, Fernando Martins dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138959648706146por
dc.date.accessioned2024-05-28T22:45:39Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationFEDRIGO, Divina. A arte de fabricar carro de boi como bem patrimonial dos goianos: visualidades e desdobramentos do processo de patrimonialização e salvaguarda. 2024. 159 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1512-
dc.description.resumoEsta pesquisa estuda o bem cultural “carro de boi” como um objeto artístico que se tornou protagonista de vários contextos históricos, econômicos, políticos, sociais, culturais e religiosos no Estado de Goiás, especialmente. Analisar o processo de salvaguarda da romaria de carros de boi de Trindade sob a perspectiva das demandas elaboradas entre o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Cultura do Estado de Goiás e os detentores, carreiros e carapinas, colocando o fabricar carro de bois como fonte de expressão artística, visibilidade patrimonial e representatividade das manifestações culturais goianas. Os objetivos específicos foram delineados considerando a condução de uma pesquisa bibliográfica e de entrevista oral: a) elencar de uma maneira mais crítica os motivos possíveis que levaram à mobilização em torno das ações de salvaguarda da romaria de carros de boi de acordo com o contexto histórico e sociocultural específico da atualidade; b) analisar os modos pelos quais o discurso sobre os patrimônios também mobilizam estratégias de construção e pertença identitárias; c) Identificar a engenharia artística e secular na fabricação do carro de boi realizado pelo carapina; d) Reconhecer os saberes aplicados no ofício de carrear e amansamento de bois. A metodologia contempla revisão bibliográfica teórico-conceitual, análise historiográfica e iconográfica do carro de bois e suas especificidades no centro-oeste goiano, entrevistas e coleta de dados via questionários com protagonistas principais: carapina/carreiro. Como resultados, percebeu-se a ressignificação do carreiro frente a modernidade, a necessidade de valorização e a visibilidade do carapina pelos órgãos oficiais e comunidade carreira, pois são os artífices responsáveis pelo fabrico do carro de boi protagonista e símbolo da Romaria de Trindade e dos desfiles anuais no território goiano. A pesquisa resultou na produção de um livro e-book destacando o processo de construção do carro de boi e a história de vida dos mestres de ofício que dominam este saber-fazer.por
dc.description.abstractThis research has as its theme the cultural artefact named as ox cart [carro de boi], highlighting it as an artistic asset that became the protagonist of various historical, economic, political, social, cultural and religious contexts. It is intended to analyze the process of safeguarding the ox cart pilgrimage in Trindade from the perspective of the demands made between the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Cultura do Estado de Goiás and the holders, “carreiros” and “carapinas”. It is placing the manufacture of ox carts as a source of artistic expression, visibility and representativeness of cultural manifestations in Goiás. The specific objectives were outlined considering the conduct of a bibliographical research and, of course, the oral interview. These are our objetives. A) list in a more critical way the possible reasons that led to the mobilization around the actions to safeguard the ox cart pilgrimage according to the specific historical and sociocultural context of today; B) analyze the ways in which the discourse on heritage also mobilizes strategies for identity, construction and belonging; C) identify the artistic and secular engineering in the manufacture of the ox cart made by the carapina; D) Recognize the knowledge applied in the craft of carrying and breaking oxen. The methodology includes a theoretical-conceptual bibliographic review, historiographic and iconographic analysis of the ox cart and its specificities in the center-west of Goiás, interviews and data collection via questionnaires with main protagonists: carapina/carreiro. As a result, the resignification of the career path in the face of modernity, the need for valorization and the visibility of the career path by official bodies and the career community was perceived, as they are the craftsmen responsible for manufacturing the bullock cart that is the protagonist and symbol of the Trindade Pilgrimage and the annual parades in the territory of Goiás. The research resulted in the production of an e-book highlighting the process of building the ox cart and the life story of the craftsmen who master this know-how.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-05-28T22:45:28Z No. of bitstreams: 3 RELATORIO_TECNICO_DIVINA_LUCIANE_FEDRIGO.pdf: 5282718 bytes, checksum: 6ae8b23803a22b0df3afe962ff87f9c9 (MD5) PRODUTO_DIVINA_LUCIANE_FEDRIGO.pdf: 4386559 bytes, checksum: cc3908454dafdafc1445b3c8c6c1d004 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-28T22:45:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 RELATORIO_TECNICO_DIVINA_LUCIANE_FEDRIGO.pdf: 5282718 bytes, checksum: 6ae8b23803a22b0df3afe962ff87f9c9 (MD5) PRODUTO_DIVINA_LUCIANE_FEDRIGO.pdf: 4386559 bytes, checksum: cc3908454dafdafc1445b3c8c6c1d004 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2024-04-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimôniopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCarapinapor
dc.subjectCarro de boipor
dc.subjectExpressão artísticapor
dc.subjectPatrimonializaçãopor
dc.subjectOx carteng
dc.subjectArtistic expressioneng
dc.subjectPatrimonializationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA arte de fabricar carro de boi como bem patrimonial dos goianos : visualidades e desdobramentos do processo de patrimonialização e salvaguardapor
dc.title.alternativeThe art of manufacturing ox cart as a heritage asset of goians : views and developments of the patrimonialization process and safeguardpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)

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