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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFiuza, Pâmella Katrianny Souza Pontes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2412183406002825por
dc.contributor.advisor1Caes, André Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9604314922628246por
dc.contributor.referee1Precioso, Daniel-
dc.contributor.referee2D'Abadia, Maria Idelma Vieira-
dc.date.accessioned2024-10-03T17:20:10Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationFIUZA, Pâmella Katrianny Souza Pontes. Elas estão por toda parte: a representatividade feminina no movimento cultural da Congada, do município de Itumbiara, Goiás, (1991-2023). 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sul - Morrinhos, 2023.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1578-
dc.description.resumoA congada é uma manifestação cultural popular. Também é reconhecida como patrimônio cultural imaterial e existe nas diferentes regiões do território brasileiro. É uma festividade marcada pela identidade afro-brasileira, que mistura significados e envolve fé, devoção, tradição e resistência. Nesse festejo, a mulher esteve presente em todos os momentos, entretanto os espaços ocupados por elas, nem sempre, foram evidentes. A cidade de Itumbiara, Goiás, é lar de várias congadas, dentre as quais, o Congo Beira Mar, objeto de estudo desta pesquisa, que tem, como foco, enfatizar os saberes e fazeres, bem como evidenciar a importância das mulheres e o papel que desempenham no grupo, para a manutenção e perpetuação dessa manifestação cultural, festiva e religiosa. Para tanto, foram realizadas revisões bibliográficas e pesquisa de campo, por meio da história oral, além de registros fotográficos e audiovisuais, por meio dos quais, registra-se que o Congo Beira Mar foi ativado por Dona Cecília. Ela vivenciou a tradição com seu pai e, tempos depois do falecimento dele, decidiu dar continuidade à tradição da família. Isso se mantém nos presentes dias e, mesmo não sendo um terno de congada feminino, o grupo possui grande quantidade de mulheres que participam e tomam providências em todos os âmbitos do movimento. Tudo isso possibilitou concluir que, no Congo Beira Mar, a representatividade feminina é evidente, desde sua ativação até a atualidade.por
dc.description.abstractThe congada is a popular cultural event. It is also recognized as intangible cultural heritage and exists in different regions of the Brazilian territory. It is a festival marked by Afro Brazilian identity, which mixes meanings and involves faith, devotion, tradition and resistance. In this celebration, women were present at all times, however the spaces occupied by them were not always evident. The city of Itumbiara, Goiás, is home to several congadas, including Congo Beira Mar, the object of study in this research, which focuses on emphasizing knowledge and practices, as well as highlighting the importance of women and the role that they play in the group, for the maintenance and perpetuation of this cultural, festive and religious manifestation. To this end, bibliographic reviews and field research were carried out, through oral history, in addition to photographic and audiovisual records, through which it is recognized that Congo Beira Mar was activated by Dona Cecília. She experienced the tradition with her father and, some time after his death, decided to continue the family tradition. This continues today and, even though it is not a female congada suit, the group has a large number of women who participate and take action in all areas of the movement. All this made it possible to conclude that, in Congo Beira Mar, female representation is evident, from its activation to the present.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Winy Lemes (winy.lemes@ueg.br) on 2024-09-06T00:14:17Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_Pâmella Katrianny Souza Pontes Fiuza.pdf: 1391626 bytes, checksum: ad86086d7684f4b4c38dea42efc8d773 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Winy Lemes (winy.lemes@ueg.br) on 2024-10-03T17:20:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_Pâmella Katrianny Souza Pontes Fiuza.pdf: 1391626 bytes, checksum: ad86086d7684f4b4c38dea42efc8d773 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-03T17:20:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_Pâmella Katrianny Souza Pontes Fiuza.pdf: 1391626 bytes, checksum: ad86086d7684f4b4c38dea42efc8d773 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2023-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Stricto sensu de Pós-Graduação em História (PPGHIS)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCongadapor
dc.subjectManifestação culturalpor
dc.subjectRepresentatividade femininapor
dc.subjectCultural eventeng
dc.subjectFemale representationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.subject.cnpqHISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpor
dc.titleElas estão por toda parte: a representatividade feminina no movimento cultural da Congada, do município de Itumbiara, Goiás, (1991-2023)por
dc.typeDissertaçãopor
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