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dc.creatorHonesto, Éder-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4351929916837359por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eliézer Cardoso de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Eliézer Cardoso de-
dc.contributor.referee2Gomes Filho, Robson Rodrigues-
dc.contributor.referee3Silva, Ademir Luiz da-
dc.contributor.referee4Arrais, Cristiano-
dc.contributor.referee5Oliveira, Maria de Fátima-
dc.date.accessioned2020-10-19T20:16:43Z-
dc.date.issued2020-09-23-
dc.identifier.citationHONESTO, Éder. Do exílio a símbolo cultural : a construção do ícone "Santa Dica" em Goiás. 2020. 147 f. Dissertação ( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO .por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/342-
dc.description.resumoApesar de um impacto no imaginário e na memória coletiva, ainda não existia uma pesquisa que estudasse a construção de Santa Dica como “símbolo cultural”, ou seja, a formação do discurso que fez de uma mulher simples do interior de Goiás uma “Santa”, uma líder de movimento social conhecida em todo o Brasil ou uma figura exemplar para a luta feminista. Essas imagens múltiplas são percebidas nos vários estudos acadêmicos sobre ela, pois o passado não é unífico e admite múltiplas possibilidades interpretativas, fazendo com que Santa Dica seja apresentada como uma camponesa revolucionária, uma mulher à frente de seu tempo que procura se desvencilhar de uma sociedade patriarcalista e machista ou uma líder carismática que conseguiu convencer um grupo de acólitos sobre seu caráter sagrado. Uma das perguntas importantes a ser respondida pela pesquisa é sobre como “Santa Dica”, inicialmente objeto de veneração pelas camadas mais pobres, gradativamente se tornou uma “personalidade”, chegando ao ponto de ser um símbolo cultural importante de Goiás e de ser conhecida nacionalmente nos meios cultos? Acreditamos que as diferentes imagens sobre Dica passaram pelo que se denomina de “processo de heroificação”, ou seja, a transformação de um indivíduo comum, ou até desprezado em certos momentos, num indivíduo que se torna símbolo identitário de um povo. A presente dissertação será dividida em três capítulos: Santa Dica na produção acadêmica, Santa Dica no Exílio (1926) e Santa Dica na produção cultural.por
dc.description.abstractDespite an impact on the imaginary and collective memory, there was still no research that studied the construction of Santa Dica as a “cultural symbol”, that is, the formation of the discourse that made a simple woman from the interior of Goiás a “Santa”, a leader of the social movement or an exemplary figure for the feminist struggle, known throughout Brazil. These multiple images are perceived in the various academic studies on her, as the past is not unified and admits multiple interpretive possibilities, making Santa Dica presented as a revolutionary peasant, as a woman ahead of her time who seeks to extricate herself from a patriarchal and macho society or a charismatic leader who managed to convince a group of acolytes of her sacred character. One of the important questions to be answered by the research is how “Santa Dica”, initially object of veneration by the poorest layers, gradually became a “personality”, to the point of being an important cultural symbol of Goiás and of being known nationally in the cultured circles? We believe that the different images about Dica went through what they call “the process of heroization”, that is, the transformation of an ordinary individual or even despised at certain times into an individual who becomes an identity symbol of a people. This dissertation will be divided into three chapters: Santa Dica in academic production, Santa Dica in Exile (1926) and Santa Dica in cultural production.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2020-10-19T20:16:43Z No. of bitstreams: 2 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) DISSERTACAO_EDER_HONESTO.pdf: 3437373 bytes, checksum: 6a3ec4f2d761a957dbd7c3e44ce7f117 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-19T20:16:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) DISSERTACAO_EDER_HONESTO.pdf: 3437373 bytes, checksum: 6a3ec4f2d761a957dbd7c3e44ce7f117 (MD5) Previous issue date: 2020-09-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerradopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDicapor
dc.subjectsantapor
dc.subjectexíliopor
dc.subjecthistoriografiapor
dc.subjectculturapor
dc.subjectDicaeng
dc.subjectsainteng
dc.subjectexileeng
dc.subjecthistoriographyeng
dc.subjectcultureeng
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleDo exílio a símbolo cultural : a construção do ícone "Santa Dica" em Goiáspor
dc.title.alternativefrom exile to cultural symbol : the construction of the icon “Santa Dica” in Goiás.eng
dc.typeDissertaçãopor
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