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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/360
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Desenvolvendo jogo educativo para o ensino de química: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino- aprendizagem |
Autor: | Barreto, Gislane Silvério Neto |
Primeiro orientador: | Santos, José Divino dos |
Primeiro coorientador: | Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
Primeiro membro da banca: | Santos, José Divino dos |
Segundo membro da banca: | Silva, Valmir Jacinto |
Terceiro membro da banca: | Araujo, Cleide Sandra Tavares |
Resumo: | Ao considerar as diversas recomendações de documentos das políticas educacionais disponíveis na atualidade, também em virtude das mudanças socioeconômicas no contexto da globalização e do advento das tecnologias da informação e comunicação, a educação necessita de novas formas no processo de ensino-aprendizagem, como a incorporação das novas tecnologias nas escolas e nas salas de aula. Neste intuito, este estudo apresenta o desenvolvimento de um software educacional voltado para o ensino de Química, especificamente o conteúdo acerto dos coeficientes estequiométricos das reações químicas. O tema selecionado é considerado de difícil aprendizagem pelos alunos, visto que os mesmos não conseguem perceber a correlação com a lei de conservação da massa, ocasionando dificuldades na interpretação e resolução de problemas. Desta forma, a relevância deste trabalho está em proporcionar um material alternativo, suscetível a diminuir as dificuldades apresentadas na aprendizagem do conteúdo químico, sugerindo a necessidade de inserir as tecnologias digitais ao ensino, de forma que se promova um desenvolvimento cognitivo. O trabalho foi desenvolvido na perspectiva de uma pesquisa-ação, que configura-se como uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores na área educacional, pois estes podem utilizar de suas pesquisas para aprimorar seu conhecimento e, consequentemente, o aprendizado de seus alunos. Foi seguido todo um planejamento para o desenvolvimento do software educacional no formato de um jogo digital. O jogo “BalanceQuímico” foi aplicado aos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Goiás, com o objetivo de identificar e caracterizar quais as perspectivas didáticas que resultam do entrelace entre os elementos lúdicos, tecnológicos e conceituais no contexto da formação de professores de Química. A coleta dos dados foi realizada mediante dois instrumentos: gravação de áudio durante a aplicação aos graduandos e questionário que foi disponibilizado on-line. No decorrer da análise das transcrições dos áudios e do questionário, emergiram duas categorias de análise: as características lúdicas e a perspectiva dos graduandos em relação à utilização das tecnologias no processo-ensino aprendizagem. No transcorrer da análise, percebe-se que os graduandos caracterizaram o jogo “BalanceQuímico” como um excelente instrumento no processo ensino-aprendizagem de Química. Os graduandos destacaram que o jogo é uma alternativa diferenciada para abordar o conteúdo, como também com a utilização do software pode-se proporcionar aos alunos motivação pela busca do conhecimento químico. Dessa forma, conclui-se que o jogo “BalanceQuímico”, no formato digital, é um instrumento que pode facilitar o processo ensino- aprendizagem de Química, mais especificamente o conteúdo, acerto do coeficiente estequiométrico das reações químicas. |
Abstract: | In considering the various recommendations of educational policy documents available today, also due to socioeconomic changes in the context of globalization and the advent of information and communication technologies, education needs new forms in the teaching-learning process, such as the incorporation of new technologies in schools and classrooms. In this sense, this study presents the development of educational software aimed at the teaching of Chemistry, specifically the correct content of stoichiometric coefficients of chemical reactions. The selected topic is considered difficult to learn by the students, since they can‟t perceive the correlation with the law of conservation of the mass, causing difficulties in the interpretation and resolution of problems. In this way, the relevance of this work is to provide an alternative material, capable of reducing the difficulties presented in the learning of the chemical content, suggesting the need to insert the digital technologies to the teaching, in order to promote a cognitive development. The work was developed from the perspective of an action research, which is configured as a strategy for the development of teachers and researchers in the educational area, since they can use their research to improve their knowledge and, consequently, the learning of their students. All planning for the development of educational software in the form of a digital game was followed. The "Chemical Balance" game was applied to undergraduates of the degree in Chemistry of the State University of Goiás, aiming to identify and characterize the didactic perspectives that result from the interplay between the ludic, technological and conceptual elements in the context of teacher training of Chemistry. Data collection was performed through two instruments: audio recording during the application to the students and questionnaire that was made available online. During the analysis of the transcriptions of the audios and the questionnaire, two categories of analysis emerged: the playful characteristics and the perspective of the undergraduates in relation to the use of the technologies in the teaching-learning process. In the course of the analysis, it is noticed that undergraduates characterized the game "Chemical Balance" as an excellent instrument in the teaching-learning process of Chemistry. The students emphasized that the game is a differentiated alternative to approach the content, but also with the use of the software can provide the students motivation for the search of the chemical knowledge. In this way, it can be concluded that the game "Balance Chemical", in digital format, is an instrument that can facilitate the teaching-learning process of Chemistry, more specifically the content, correctness of the stoichiometric coefficient of chemical reactions. |
Palavras-chave: | Ensino Química Tecnologia Software Balanceamento Químico Teaching Chemistry Technology Software Balancing Chemical |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
Citação: | SILVÉRIO NETO, G. Desenvolvendo jogo educativo para o ensino de química: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino - aprendizagem. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/360 |
Data de defesa: | 27-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação pronta (1) cd.pdf | Dissertação_Mestrado em Ensino de Ciências | 2,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
balanceamento.zip | Balanceamento | 204,04 MB | Unknown | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
ficha técnica do jogo.odt | 131,85 kB | OpenDocument Text | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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