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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/380
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Carmo, Layanna Sthefanny Freitas do | - |
dc.contributor.advisor1 | D'Abadia, Maria Idelma Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1268723080079894 | por |
dc.contributor.referee1 | D'Abadia, Maria Idelma Vieira | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ademir Luiz da | - |
dc.contributor.referee3 | Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T18:20:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-24 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, Layanna Sthefanny Freitas do. Um santo do povo : o mito Sinhozinho e a religiosidade popular sul- mato-grossense. 2019. 193 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO. | por |
dc.identifier.uri | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/380 | - |
dc.description.resumo | A seguinte pesquisa parte de uma análise descritiva-analítica sobre a trajetória de Sinhozinho entre os períodos de 1940-2018. O objeto em estudo é construído como um fenômeno religioso e cultural local popularizado ao ser resiginificado na existência mítica através do culto religioso vivenciado no município de Bonito, localizado no Estado do Mato Grosso do Sul. Propõe-se um estudo aderido ao campo interdisciplinar e da história cultural, analisando as categorias de imaginário e mito através de uma abordagem da religiosidade popular. A experiência histórica desse sujeito que não se revela por nome, origem ou passagens no território, se manifesta entre os seus seguidores comunitários desde o período de 1940. O problema que permeia essa discussão travada, procura entender como o mito Sinhozinho é cultuado entre a população bonitense e a Igreja Católica. Com esse questionamento, nota-se que o mesmo sujeito é construído como um santo e sensibilizado na voz dos seus acompanhantes de fé ao serem representantes oculares e testemunhas da sua existência, são devotos que lhe seguem reforçando a essência da sua crença ao ser reelaborada e vivenciada no tempo presente no universo mental. Sendo assim, destaca-se com a hipótese dessa santidade, os lugares nos quais promovem uma construção de sentidos na mentalidade coletiva e sagrada nas descrições dos narradores locais emitindo em seus relatos a imagem de um santo milagroso e sacralizado com a interpretação de um mestre divino e com características próprias de sobrenaturalidade, além da sua aparência, dons religiosos, envolvimentos cotidianos com o povo e seus milagres entre os fiéis. O foco dessa dissertação é elucidar a sua representatividade mental como algo subjetivo que é extraído da oralidade As reminiscências e reflexões que produzem outros significados da sua existência física transfigurando para o campo simbólico na cidade, ultrapassa uma reflexão que seja puramente religiosa no território durante os processos históricos do Estado novo (1937-1945), da guarda nacional de Getúlio Vargas e o fluxo da migração territorial. Nesse contexto, houve a fusão de famílias migrantes do Rio Grande do Sul e Paraguai ao fragmentarem a localidade com seus costumes tradicionais e suas rivalidades na reorientação das ramificações culturais da localidade. A cultura da devoção na expressividade dos grupos influencia o ritual da romaria na capela do Sinhozinho, identificando os objetos como signos e símbolos presentes na religião popular. | por |
dc.description.abstract | The following research starts from a descriptive-analytical analysis about Sinhozinho tra- jectory between the 1940-2018 periods. The object under study is constructed as a local reli- gious and cultural phenomenon popularized to be re-signified in mythical existence through the religious cult experienced in the municipality of Bonito, located in the state of Mato Grosso do Sul. It is proposed a study adhered to the interdisciplinary field and cultural his- tory, analyzing the categories of imaginary and myth through an approach of popular religi- osity. The historical experience of this subject who is not revealed by name, origin or pas- sages in the territory has been manifested among his community followers since the 1940s. The problem that permeates this discussion, seeks to understand how the Sinhozinho myth is worshiped among the population. Bonito and the Catholic Church. With this questioning, it is noted that the same subject is constructed as a saint and sensitized in the voice of his com- panions of faith by being eyewitnesses and witnesses of their existence, they are devotees who continue to reinforce the essence of their belief to be reworked and experienced in the present tense in the mental universe. Thus, it stands out with the hypothesis of this holiness, the places in which they promote a construction of meaning in the collective and sacred men- tality in the descriptions of local narrators, emitting in their reports the image of a miraculous saint, sacralized with the interpretation of a divine master. and with their own characteristics of supernaturality, beyond their appearance, religious gifts, daily involvement with the peo- ple and their miracles among the faithful. The focus of this dissertation is to elucidate its mental representativeness as something subjective that is extracted from orality. The remi- niscences and reflections that produce other meanings of their physical existence transfigur- ing to the symbolic field in the city, surpass a reflection that is purely religious in the territory during the processes. of the New State (1937-1945), the Getúlio Vargas National Guard, and the flow of territorial migration. In this context, migrant families from Rio Grande do Sul and Paraguay merged to fragment the locality with their traditional customs and rivalries in reorienting the cultural ramifications of the locality. The culture of devotion in the expres- siveness of the groups influences the ritual of pilgrimage in the Sinhozinho chapel, identify- ing objects as signs and symbols present in popular religion. | eng |
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dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás | por |
dc.publisher.department | UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEG | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER) | por |
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Entrevistadora: Layanna Sthefanny Freitas do Carmo. LOLA, Senhora. Depoimento (Agosto / 2017). Entrevistadoras: Layanna Sthefanny Freitas do Carmo e Maria Idelma Vieira D ́Abadia. LINA, Senhora. Depoimento (Abril / 2018). Entrevistadoras: Layanna Sthefanny Freitas do Carmo e Maria Idelma Vieira D ́Abadia. MENDES, Rosinha. Depoimento (Outubro / 2017). Entrevistadora: Layanna Sthefanny Freitas do Carmo. NENÊ, Senhor. Depoimento (Agosto / 2017). Entrevistadoras: Layanna Sthefanny Freitas do Carmo e Maria Idelma Vieira D ́Abadia. NOI, Senhor. Depoimento (Abril / 2018). Entrevistadora: Layanna Sthefanny Freitas do Carmo. 192 NOÉ, João. Depoimento (Outubro / 2017). Entrevistadora: Layanna Sthefanny Freitas do Carmo. NUNES, Daniel. Depoimento (Outubro / 2017). Entrevistadora: Layanna Sthefanny Freitas do Carmo. PRADO, Osterno. Depoimento (Outubro / 2017). Entrevistadora: Layanna Sthefanny Freitas do Carmo. SOARES, José. Depoimento (Outubro / 2017). 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dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Religiosidade popular - Catolicismo | por |
dc.subject | Religião - Santos - Imaginário | por |
dc.subject | Santo Sinhozinho - Mito - Mato Grosso | por |
dc.subject | Popular religiosity - Catholicism | eng |
dc.subject | Religion - Saints - Imaginary | eng |
dc.subject | Santo Sinhozinho - Myth - Mato Grosso | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | Um santo do povo : o mito Sinhozinho e a religiosidade popular sul- mato-grossense | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado |
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