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dc.creatorMedrado, Joannes de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3324033265631960por
dc.contributor.advisor1Silva, Lorranne Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3130563394184110por
dc.contributor.advisor-co1Souza, Edevaldo Aparecido-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454426936516958por
dc.contributor.referee1Silva, Lorranne Gomes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3130563394184110por
dc.contributor.referee2Souza, Murilo Mendonça Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747751464696905por
dc.contributor.referee3Lima, Sélvia Carneiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5157355214736866por
dc.date.accessioned2021-10-04T17:17:55Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.citationMEDRADO, Joannes de Souza. Povo Karajá de Aruanã/GO: território e vida indígena. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/814-
dc.description.resumoOs Karajá, também conhecidos como Povo das águas, têm no Araguaia a base material e imaterial da vida. De acordo com seu mito de origem, é das profundezas das águas do rio Araguaia que toda a vida Karajá teve sua origem, saindo para habitar a parte seca da terra. Este povo, como a maioria dos povos indígenas do Brasil, com a chegada dos colonizadores, teve sua história marcada pelo processo de territorialização, com a desapropriação e/ou dizimação de seus territórios. Conforme dados da Fundação Nacional da Saúde Indígena (FUNASA, 2020), no Brasil, as aldeias Karajá somam 29 no total, com população de aproximadamente 4.000 indígenas, distribuída nos Estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Os Karajá de Aruanã-GO teve o seu território diminuto devido à implantação da vila Leopoldina, atribuindo a este povo apenas uma fragmentação do seu território e devido ainda ao avanço do agronegócio e, recentemente, do turismo. Com tantas imposições a sua cultura, mesmo as aldeias que estão em conexão com a cidade, elas mantêm suas organizações culturais bem fortes. A presente pesquisa objetiva analisar a fragmentação do território e das relações socioculturais do povo Karajá localizado no município de Aruanã, no Estado de Goiás. Dessa forma, elucida-se a seguinte problemática: Quais as implicações da fragmentação do território e das relações socioculturais do povo Karajá na reprodução de sua vida e de sua cultura? A pesquisa é qualitativa, pautada no procedimento metodológico da observação participante, tendo como componente basilar o trabalho de campo, rodas de conversas e registros de narrativas e imagens.por
dc.description.abstractThe Karajá, also known as water People, have in Araguaia the material and immaterial basis of life. According to its myth of origin, it is from the depths of the waters of the Araguaia River that all Karajá life had its origin and went out to inhabit the dry part of the land. This people, like most of the indigenous peoples of Brazil, with the arrival of the colonizers, had their history marked by the process of territorialization, with the expropriation and or decimated of their territories. According to data from the National Foundation for Indigenous Health (FUNASA, 2020), in Brazil, Karajá villages total 29 in total, with a population of approximately 4,000 indigenous people, distributed in the states of Goiás, Tocantins and Mato Grosso. The Karajá de Aruanã whose territory was diminished with the implantation of the Leopoldina village, attributing to this people a fragmentation of their territory, imposed by the advance of agribusiness and recently by tourism. With so many impositions on their culture, even though the villages are in connection with the city, they keep their cultural organizations very strong. This research aims to analyze the fragmentation of the territory and of the socio-cultural relations of the Karajá people located in the municipality of Aruanã, in the State of Goiás. Karajá in the reproduction of your life and culture? The research is qualitative, based on the methodological procedure of participant observation with the basic component of fieldwork, conversation circles and records of narratives and images.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2021-10-04T17:17:28Z No. of bitstreams: 2 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) DISSERTACAO_JOANNES_DE_SOUZA_MEDRADO.pdf: 11875201 bytes, checksum: 13955ce7c77005b410458b2f1ec3b480 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Geografiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Stricto sensu em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectKarajá de Aruanãpor
dc.subjectVida indígenapor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectKarajá de Aruanãeng
dc.subjectIndigenous lifeeng
dc.subjectTerritoryeng
dc.subjectCultureeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA DA POPULACAOpor
dc.titlePovo Karajá de Aruanã/GO : território e vida indígenapor
dc.title.alternativeKarajá people of Aruanã/GO : territory and life indigenouseng
dc.typeDissertaçãopor
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