Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/835
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Documentário como crítica social : a representação da crise neoliberal da Argentina na câmera de Pino Solanas |
Autor: | Santos, Jean Isidio dos |
Primeiro orientador: | Pinheiro, Veralúcia |
Primeiro membro da banca: | PInheiro, Veralúcia |
Segundo membro da banca: | Curado, Maria Eugênia |
Terceiro membro da banca: | Viana, Nildo Silva |
Resumo: | Esta pesquisa tem por finalidade analisar a representação da crise neoliberal nos documentários de Pino Solanas em 2001 na Argentina. O objetivo é o de refletir sobre a capacidade crítica do documentário no processo de representação do mundo histórico, dos fatos, dos atores sociais que estiveram envolvidos no contexto dos conflitos de 2001. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica referente ao neoliberalismo e ao documentário. Autores como Perry Anderson, David Harvey, Viana, Bill Nichols, Fernão Ramos, foram fundamentais para a compreensão tanto do neoliberalismo quanto do documentário enquanto objeto de estudo. Também realizamos uma análise pormenorizada de três documentários de Pino Solanas, dentre eles: Memória del Saqueo (2004), La dignidad de los Nadies (2005) e Argentina Latente (2007) e, com isso, buscamos compreender as consequências sociais da implementação do neoliberalismo na trilogia do cineasta. As mensagens expressas em tais documentários foram analisadas no intuito de compreender este momento histórico, por meio da lente de Pino Solanas e com iss |
Abstract: | This research aims to analyze the representation of neo-liberal crisis in documentaries of Pino Solanas in 2001 in Argentina. The objective is to reflect on the critical capacity of the documentary in the process of representation in the historical world, the facts, the social actors involved in the context of conflict of 2001. For it was held a bibliographical research pertaining to neoliberalism and the documentary. Authors such as Perry Anderson, David Harvey, Viana, Bill Nichols, Fernão Ramos, were fundamental to the understanding of neoliberalism as much documentary as an object of study. We also conducted a detailed analysis of three documentaries Pino Solanas, including: Memoria del Saqueo (2004), La Dignidad de los nadies (2005) Argentina Latente (2007) and, thus, seek to understand the social consequences of the implementation of neoliberalism the filmmaker's trilogy. The messages expressed in these documentaries were analyzed in order to understand this historical moment through the lens of Pino Solanas and with it, try to find out what are the social contributions and limits of their criticism. |
Palavras-chave: | Documentário Capital comunicacional Capital cinematográfico Neoliberalismo Crítica social Documentary Communication Capital Capital film Neoliberalism Social critic |
Área(s) do CNPq: | ARTES::CINEMA CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
Citação: | SANTOS, Jean Isidio dos. O Documentário como crítica social : a representação da crise neoliberal da Argentina na câmera de Pino Solanas. 2014. 173 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/835 |
Data de defesa: | 25-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1502305990_dissertacao_completa_pdf.pdf | Dissertação | 6,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.