Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/863
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Brasa que não dorme : diálogos entre literatura e história em Pão cozido debaixo de brasa, de Miguel Jorge
Autor: Souza, Isaías Martins de
Primeiro orientador: Pereira, Ariovaldo Lopes
Primeiro membro da banca: Pereira, Ariovaldo Lopes
Segundo membro da banca: Silva, Débora Cristina dos Santos e
Terceiro membro da banca: Silva, Ademir Luiz da
Resumo: Esta dissertação apresenta uma abordagem analítica dos diálogos entre História e Literatura, capaz de fluírem por meio de uma produção metaficcional historiográfica. Considerando que as interpretações dos mais variados eventos históricos podem ser gravadas, tanto por narrativas historiográficas quanto ficcionais, crê-se que a obra Pão cozido debaixo de brasa (1997), de Miguel Jorge, e objeto de nossa pesquisa, em sendo uma metaficção historiográfica, oferta ao leitor grande oportunidade de reler a História. Mais especificamente, ao recriar literariamente a história do desastre radiológico com o Césio-137, ocorrido na cidade de Goiânia, Goiás, em setembro de 1987, a obra em análise elabora uma recriação crítica e irônica deste espaço e deste evento. O objetivo geral desta pesquisa, assim, consiste em analisar a efetivação dos diálogos entre o real e o fictício, como um dos traços mais marcantes deste gênero literário próprio do pós -modernismo – a metaficção historiográfica. Mais especificamente, objetiva-se demonstrar o que caracteriza o romance Pão cozido debaixo de brasa como uma obra capaz de, paradoxalmente, aproximar História e Literatura, uma vez que longe está do romance histórico tradicional, e identificar quais recursos simbólicos viabilizam, na obra, a transfiguração literária da cidade de Goiânia e do desastre com o Césio-137. O trabalho aqui desenvolvido é de caráter bibliográfico do tipo analítico-interpretativo, uma vez que se deteve à análise, substanciada por relevantes aportes teóricos, de uma obra literária. Pelo diálogo que se estabelece entre o real e o fictício, tomou -se o cuidado para que a análise não se desse de modo a dissociar o texto de seu contexto; pelo contrário, buscou-se mais a sua fusão, como destaca o crítico literário Antonio Candido (2006). Para formar uma base de dados de caráter mais historiográfico a respeito da catástrofe com o Césio-137 e da história de Goiânia, de uma forma mais ampla e que dialogue com os referenciais teóricos elencados, informações jornalísticas e históricas foram consideradas nesta pesquisa e devidamente problematizadas. Dentre as diversas escolhas teóricas, valemo-nos, fundamental e inicialmente, dos estudos de Hutcheon (1991) e White (1995), que contestam a rigidez dos limites postos entre a ficção e a História, destacando as implicações ideológicas que são inerentes a todas as narrativas. Gagnebin (2006) ajudou- nos a compreender a respeito da conservação de memória e das narrativas históricas pós -modernas; Mumford (1965) reflete sobre o surgimento das cidades e a evolução para a metrópole, com suas contradições e desintegração. Para estudarmos como as catástrofes, a exemplo desta ocorrida em Goiânia, são transfiguradas em grandes produções estéticas, recorremos a Oliveira (2008) e, por fim, aos trabalhos primordiais de Carvalho (2000) e Olival (2009), autoras de profundo estudo sobre a poética de Miguel Jorge. Foi possível ratificar, pela análise de Pão cozido debaixo de brasa, que o estabelecimento de limites rígidos entre História e Literatura pode cooperar para um processo de alienação da realidade e ofuscamento da possibilidade de se proceder a uma leitura mais aprofundada e dialógica das narrativas de cunho histórico.
Abstract: This dissertation presents an analytical approach of the dialogue between history and literature which flows through a historiographical metafictional production. Considering the fact that the interpretations of historical events can be recorded by both historiographical and fictional narratives, we believe that the work "Pão cozido debaixo da brasa" (1997), written by Miguel Jorge and the object of our research, a historiographical metafiction, offers to the reader a great opportunity to re-read the history. More specifically, to re-read the history of the radiological disaster with Cesium-137 which took place in the city of Goiânia, state of Goiás, Brazil, in september1987. The work in question produces critical and ironic re-creation of this space and this event. The overall objective of this research, therefore, is to examine the effectiveness of the dialogue between the real and the fictional as one of the most striking features of this genre of postmodernism. More specifically, the objective is to demonstrate what characterizes the novel "Pão cozido debaixo da brasa" as a literary work which can paradoxically approximate history and literature, since it cannot be classified as a traditional historical novel. Besides that, we intend, with this research, to identify the symbolic resources which enable the literary transfiguration of the city of Goiânia and the disaster with Cesium-137. This is a bibliographical, analytical- interpretive research, since we focus on the analysis substantiated by relevant theoretical contributions of a literary work. Through the dialogue established between the real and the fictional, we took care as not to separate the text from its context; on the contrary, we sought its fusion, as highlighted by the literary critic Antonio Candido (2006). In order to build up a basis of more historiographical data about the catastrophe with Cesium- 137 and the history of Goiânia in a broader sense and in dialogue with our theoretical references, journalistic as well as historical information was considered and problematized in this study. Among various theoretical options, we initially chose the studies of Hutcheon (1991) and White (1995). These authors contest the rigidity of the limits between fiction and history, highlighting the ideological implications which are inherent to all narratives. Gagnebin (2006) helped us to understand the memory conservation and postmodern historical narratives. Mumford (1965) reflects on the rise of cities and the development of the metropolis, their contradictions and disintegration. On a try to understand how disasters like the one in Goiânia are transfigured into great aesthetic productions, we accessed the works of authors such as Oliveira (2008), Carvalho (2000) and Olival (2009). These two last authors have made an important study on the poetry of Miguel Jorge. The analysis of the novel "Pão cozido debaixo da brasa" allowed us to perceive that setting rigid boundaries between history and literature can lead to a process of alienation from reality and prevents the possibility of a critical and dialogical reading of historical narratives.
Palavras-chave: Metaficção historiográfica
História
Literatura
Césio-137
Miguel Jorge - Escritor - Goiás
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SOUZA, Isaías Martins de. A Brasa que não dorme : diálogos entre literatura e história em Pão cozido debaixo de brasa, de Miguel Jorge. 2016. 134 f.Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/863
Data de defesa: 30-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1503001478_dissertacao._isaias_martins._junho2016.final.pdfDissertação1,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.