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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/897
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cibercultura e letramento poético digital : as interfaces da leitura |
Título(s) alternativo(s): | cyberculture and digital poetic literacy : reading interfaces |
Autor: | Morais , Waleska Cristina Moreira |
Primeiro orientador: | Silva, Débora Cristina Santos e |
Primeiro membro da banca: | Silva, Débora Cristina Santos e |
Segundo membro da banca: | Guimarães, Leda Maria de Barros |
Terceiro membro da banca: | Silva, Ademir Luiz da |
Quarto membro da banca: | Suanno , João Henrique |
Resumo: | Encontramo-nos imersos no contexto da Cibercultura e é fácil identificar esse processo de imersão quando pensamos em nossas relações de trabalho ou mesmo em nossas relações pessoais, que são mediadas, muitas vezes, no ciberespaço. Sendo assim, em uma sociedade que vive em rede, as transformações ocorrem no campo do saber, da leitura e da Literatura, por exemplo, nos novos eventos de letramento, nas performances de autoria e nas criações digitais. Assim, a necessidade de compreender essas mudanças se torna relevante para que se possa refletir sobre essas e utilizá-las diariamente, em especial, na prática docente com autonômica, criticidade e com vistas ao letramento poético digital. Diante desse contexto, essa pesquisa visa investigar a reconfiguração do texto literário digital, considerando as construções de sentidos viabilizadas pelas novas possibilidades de linguagens e performances para as criações disponíveis no ciberespaço. Desse modo, ao conceber a ressignificação do texto literário digital, em que se dá a transformação de conceitos como autoria, interação\interatividade, fruição e imersão, no âmbito da literatura, levantamos como problema de pesquisa: Quais as configurações da Ciberliteraratura que suscitam um nova condição de leitura e a cognição do hiperleitor? E, assim, nos orientamos pelo seguinte objetivo geral: Contribuir, por meio das reflexões deste estudo, para a discussão sobre as condições de leitura e de produção do hiperleitor, a fim de ampliar a visão dos docentes de Língua Portuguesa acerca da Cibercultura e suas implicações sobre o letramento poético digital e a ciberliteratura. Esta é uma pesquisa de natureza bibliográfica, pois consiste no levantamento e discussão de autores e obras que problematizam os aspectos essenciais relativos ao tema abordado. Desta forma, foi fundamentada nas Teorias da Cibercultura, envidada nos estudos de Lévy (2010, 2011), Rüdiger (2016), Lemos (2002, 2005), Silva (2011), entre outros, a fim de promover reflexões sobre conceitos relevantes acerca da Cibercultura, da Ciberliteratura e, em especial, da Poesia Digital. O outro viés teórico pertinente à pesquisa são os estudos relativos ao Letramento Social/Digital e o hiperleitor, para o qual recorreremos aos estudos de Rojo (2013), Assunção (2011), Marcuschi (2011, 2014), Street (2012), Santaella (2013) e Takaki (2012). Trata-se igualmente de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que possui, como corpus, webpoemas de Antero de Alda e Rui Torres, produtores de poesia digital contemporânea. No que concerne às análises dos webpoemas, este estudo tem como categorias de análises: interatividade\interação, autoria (lautor), fruição e imersão. Essas categorias se encontram presentes no texto digital, bem como nas relações leitor-texto-interface quanto nas relações entre os próprios sujeitos envolvidos nos eventos de letramento em que atuam. Sendo assim, espera-se que essa Dissertação possa contribuir com reflexões sobre as novas configurações de leitura e de cognição do hiperleitor, a fim de oferecer subsídios ao professor da Escola Básica para que se inicie ou amplie o trabalho com a ciberliteratura, especialmente, com o letramento poético digital. |
Abstract: | We find ourselves immersed in the context of Cyberculture and it is easy to identify this immersion process when we think about our work relationships or even our personal relationships, which are often mediated in cyberspace. Thus, in a society that lives in a network, transformations occur in the field of knowledge, reading and Literature, for example, in new literacy events, in authorship performances and in digital creations. Thus, the need to understand these changes becomes relevant so that one can reflect on these and use them daily, especially in teaching practice with autonomy, criticality and with a view to digital poetic literacy. Given this context, this research aims to investigate the reconfiguration of the digital literary text, considering the constructions of meanings made possible by the new possibilities of languages and performances for the creations available in cyberspace. Thus, when conceiving the resignification of the digital literary text, in which concepts such as authorship, interaction\interactivity, fruition and immersion are transformed, in the scope of literature, we raise as a research problem: What are the configurations of Cyberliterature that give rise to a new reading condition and hyper-reader cognition? And, thus, we are guided by the following general objective: Contribute, through the reflections of this study, to the discussion on the reading and production conditions of the hyper-reader, in order to broaden the view of Portuguese Language teachers about Cyberculture and its implications on digital poetic literacy and cyberliterature. This is a bibliographical research, as it consists in the survey and discussion of authors and works that problematize the essential aspects related to the approached theme. In this way, it was based on Cyberculture Theories, carried out in studies by Lévy (2010, 2011), Rüdiger (2016), Lemos (2002, 2005), Silva (2011), among others, in order to promote reflections on relevant concepts about Cyberculture, Cyberliterature and, in particular, Digital Poetry. The other theoretical bias relevant to the research are the studies related to Social/Digital Literacy and the hyper-reader, for which we will use the studies of Rojo (2013), Assunção (2011), Marcuschi (2011, 2014), Street (2012), Santaella (2013) and Takaki (2012). It is also a research with a qualitative approach, which has, as a corpus, webpoems by Antero de Alda and Rui Torres, producers of contemporary digital poetry. Regarding the analysis of webpoems, this study has as analysis categories: interactivity\interaction, authorship (author), fruition and immersion. These categories are present in the digital text, as well as in the reader-text-interface relationships and in the relationships between the subjects themselves involved in the literacy events in which they act. Therefore, it is expected that this Dissertation can contribute with reflections on the new configurations of reading and cognition of the hyper-reader, in order to offer subsidies to the Basic School teacher to start or expand the work with cyberliterature, especially with the poetic digital literacy. |
Palavras-chave: | Cibercultura Ciberliteratura Letramento poético digital Hiperleitor Cyberculture Cyberliterature Digital poetic literacy Hyperreader |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
Citação: | MORAIS, Waleska . Cibercultura e letramento poético digital : as interfaces da leitura. 2021. 94 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/897 |
Data de defesa: | 30-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO MIELT WALESKA CRISTINA MOREIRA MORAIS.pdf | Dissertação | 2,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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