Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/966
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Vida social e os conhecimentos do homem : um estudo sobre a formação do Emílio de Jean-Jacques Rousseau
Título(s) alternativo(s): Social life and man's knowledge : a study on the formation of Emilio by Jean-Jacques Rousseau
Autor: Silveira, Cristtofer Rodrigues 
Primeiro orientador: Guimarães, Ged
Primeiro membro da banca: Guimarães, Ged
Segundo membro da banca: Pinheiro, Veralúcia
Terceiro membro da banca: Almeida Júnior, José Benedito de
Resumo: Esta dissertação busca investigar os saberes que o homem é capaz de obter por meio da educação negativa presente no “Emílio” de Jean-Jacques Rousseau. Parte-se do pressuposto de que a vida social apresenta-se como uma torrente de imagens, sensações e embaraços que se põem diante do homem moderno, caracterizando-se como “amarras”, pois dificultam-lhe o autoconhecimento. Ao conhecer a si próprio, o homem se torna capaz de ser bom tanto para si quanto para o outro. Discute-se esses saberes à luz dos conceitos operatórios rousseaunianos: estado de natureza, estado civil e bondade original. Vale-se da passagem da ilha das sereias presente na “Odisseia” de Homero como estratégia para ilustrar as dificuldades e as “amarras” que a vida social apresenta ao homem do estado civil, sendo tais circunstâncias simbolizadas pelo canto das sereias, ao passo que a cera utilizada pelo herói para evitar ceder ao canto representa o conjunto dos saberes que o homem, a partir de uma educação guiada pela natureza, será capaz de obter, a fim de utlilizá-los na convivência em sociedade. Conclui-se que a formação ordenada de acordo com a natureza é capaz de proporcionar ao homem todos os saberes de que ele necessitará para o enfrentamento das dificuldades que constituem a vida social e que o conjunto desses saberes lhe possibilitará o conhecimento de si mesmo, sabendo dimensionar – diante de todas as situações existentes no contexto da vida social – a extensão de suas necessidades e o limite de suas forças. Assim, ao superear as dificuldades presentes no canto, o homem formado pela educação natural se tornará um genuíno Ulisses, pois saberá valer-se do artifício da cera como forma de preservar a si e a seus semelhantes, ao passo que aquele que despreza o que a natureza tem a lhe ensinar e deixando-se levar pela torrente, se apresentará, na vida em sociedade, como um Ulisses fragilizado.
Abstract: This essay aims to investigate the knowledge man is able to acquire through negative education found in Jean-Jacques Rousseau’s “Emile”. It is assumed that social life presents itself as an image, sensations and embarrassment stream that places itself before the modern man, and it is characterized as “ties”, since they complicate self-knowledge. When the man knows himself, he becomes able to be as good to himself as to the other. This knowledge is debated based on Rousseau’s operative concept: state of nature, civil status and original kindness. It is drew upon the mermaid island excerpt from Homero’s “Odyssey”, as a strategy to illustrate the difficulties and the “ties” social life presents to the man from civil status, which such circumstances are symbolized by siren song, while the wax the hero uses to avoid the siren song represents the knowledge range man, from a nature’s education, is able to acquire, in order to use it to live in society. It is concluded that the formation guided by the nature is likely to provide the man all the knowledge he will need to face the difficulties of social life and the knowledge range will provide him self-knowledge, to measure – before all the situations social life presents – the extension of his needs and the limit of his strength. Thus, in facing the difficulties the siren song has, the man formed by the natural education will become an authentic Ulysses, once he will know how to use wax as a way to preserve himself and his fellow creatures, while those who despise what nature has to teach, guided by the stream, will present themselves in society as a weakened Ulysses.
Palavras-chave: Conhecimentos do homem
Vida social
Idade adulta
Educação natural
Man's knowledge
Social life
Adulthood
Natural education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SILVEIRA, Cristtofer Rodrigues. A Vida social e os conhecimentos do homem : um estudo sobre a formação do Emílio de Jean-Jacques Rousseau. 2021. 124 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/966
Data de defesa: 28-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final da DissertaçãoCristtofer.pdfDissertação963,99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.