Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/979
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Dos dois lados da tela : cultura caipira, paisagem e ruralidade no cinema de Hugo Caiapônia(2005-2011) |
Autor: | Moura, Arnaldo Salustiano |
Primeiro orientador: | Silva, Ademir Luiz da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Ademir Luiz da |
Segundo membro da banca: | Capel, Heloisa |
Terceiro membro da banca: | Ignácio, Ewerton de Freitas |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Eliezer Cardoso de |
Quinto membro da banca: | Silva, Sandro Dutra |
Resumo: | Desde o início da ocupação dos sertões, o habitante da região - denominada por Antonio Candido e Darcy Ribeiro como “Paulistânea” (compreendida por São Paulo, Goiás e parte dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo) - foi chamado de caipira. Ao longo do tempo, o termo “caipira” tornou- se polissêmico, uma vez que múltiplas e diferentes representações foram construídas tendo como referente o povo caipira. Tais representações geraram um caloroso e interminável debate, cujos argumentos eram vazados em termos de apologias e preconceitos e registrados partir de vários olhares (literatura, audiovisual, imprensa, produção científica). Este trabalho, além de fazer um breve levantamento dos discursos acerca do caipira, busca perceber e apresentar a(s) imagem(s) do caipira que ficou (aram) como saldo desta luta de representações. Desse modo este trabalho pretende ainda contribuir para que a discussão em torno do conceito de caipira leve em consideração os aspectos sui generis do caipira goiano, contribuindo assim para o estudo do caipira local. Ao mesmo tempo pretendemos analisar a presença e a representação do caipira na produção audiovisual goiana, com ênfase nos quatro filmes produzidos por Hugo Caiapônia entre 2005 e 2011, nos quais observaremos e analisaremos, além das características da personagem principal, o caipira Imbilino, os elementos da cultura caipira, da paisagem e da ruralidade presentes nos filmes e que podem ter colaborado na constituição deste fenômeno popular goiano. |
Abstract: | NÃO POSSUI |
Palavras-chave: | Caipira Caipira - Goiás Hugo Caiapônia - Filmes Imbilino - Caipira - Filme |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA ARTES::CINEMA GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER) |
Citação: | MOURA, Arnaldo Salustiano. Dos dois lados da tela : cultura caipira, paisagem e ruralidade no cinema de Hugo Caiapônia(2005-2011). 2015. 126 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/979 |
Data de defesa: | 31-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1502476771_dissertacao_final_entrega.pdf | Dissertação | 2,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.