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Tipo do documento: Dissertação
Título: Identidade, resgate mnemônico de trauma e Künstlerroman em "Olho de gato", de Margaret Atwood
Título(s) alternativo(s): Identity, mnemonic rescue of trauma and Künstlerroman in Cat's eye, by Margaret Atwood
Autor: Capparelli, Fernanda dos Passos 
Primeiro orientador: André, Adolfo José de Souza
Primeiro membro da banca: André, Adolfo José de Souza
Segundo membro da banca: Andrade, Émile Cardoso
Terceiro membro da banca: Rezende, Luciana Barreto Machado
Resumo: Nesta dissertação, discuto sobre o conceito de memória associado à construção identitária, além de abordar outras temáticas, como trauma, estudos de gênero e Künstlerroman, em Olho de gato, romance da escritora canadense Margaret Atwood. Com isso, meu intuito foi refletir, por meio da narrativa da protagonista Elaine, sobre a (re)construção e ressignificação memorialística e identitária que a personagem empreende, após regressar à cidade em que viveu por muitos anos. Em meio às recordações de Elaine, há lembranças traumáticas causadas por perversidades que ela vivenciou na infância, evolvendo opressões de gênero, um dos focos de minha discussão. Além disso, por ser a protagonista uma pintora, pesquiso ainda a formação da personagem enquanto artista, explanando sobre um termo de origem alemã: o Künstlerroman. Para todo esse percurso, levanto teorias sobre memória, que se configura como temática central do romance, além de associá-la as temáticas de identidade, espaço e trauma, que são trabalhadas no primeiro capítulo desta dissertação. No segundo capítulo, trabalho com a temática de gênero, por se tratar de um romance crítico em relação às opressões destinadas ao gênero feminino e, ainda, evocar o lócus de enunciação da autora. Na sequência do segundo capítulo abordo, também, o conceito de Künstlerroman, pensando na formação da personagem protagonista, que é uma artista. Além disso, observo esse conceito agregado à autoria feminina, refletindo sobre as particularidades da personagem abordada. Diante disso, a fundamentação teórica dessa pesquisa conta com nomes como: Maurice Halbwachs (1990), Aleida Assmann (2016), Michael Pollak (1992), Joël Candau (2016), dentre outros, em discussões memorialísticas e identitárias; Judith Butler (2003), Simone de Beauvoir (1967) e Naomi Wolf (2020), nas discussões acerca das opressões de gênero; Eliane Campello (2003) e Jorge Santana (2003) no que concerne às reflexões sobre o Künstlerroman; além de Seligmann-Silva (2008), Jeanne Marie Gagnebin (2009) e Luis Kancyper (1994), para a discussão sobre trauma.
Abstract: In this dissertation, I discuss the concept of memory associated with identity construction, in addition to approaching other themes, such as trauma, gender studies and Künstlerroman, in Cat's eye, a novel by Canadian Margaret Atwood. With this, my intention was to reflect, through the narrative of the protagonist, Elaine, on the memorialistic and identity (re)construction that a character undertakes, after the city in which he lived for many years. Among Elaine's memories, there are memories of my perversities that she experienced in childhood, evolving from gender oppressions, a focus of discussion. In addition, as the protagonist is a painter, I also research the formation of the character as an artist, explaining about a term of German origin: the Künstlerroman. For all this journey, I raise theories about memory, which is the thematically central to the novel, in addition to associating it as a theme of identity, first space and trauma, which are worked on in the chapter of this dissertation. In the second chapter, I work with a gender, as it is a critical novel in relation to the specific oppressions of the female gender, and also evokes the author's locus of enunciation. The sequence of the second chapter also addressed the concept of Künstlerroman, thinking about the formation of the protagonist character, who is an artist. Moreover, watch this concept added to authorship, reflecting on the female particularities of the character addressed. Therefore, the theoretical foundation of this research has names such as: Maurice Halbwachs (1990), Aleida Assmann (2016), Michael Pollak (1992), Joël Candau (2016), among others, in memorials and identity; Judith Butler (2003), Simone de Beauvoir (1967) and Naomi Wolf (2020), in discussions of gender oppression; Eliane Campello (2003) and Jorge Santana (2003) regarding the questions about the Künstlerroman; in addition to Seligmann-Silva (2008), Jeanne Marie Gagnebin (2009) and Luis Kancyper (1994), for the discussion of trauma.
Palavras-chave: Memória
Identidade
Gênero
Künstlerroman
Olho de gato
Memory
Identity
Genre
Kunstlerroman
Cat’s eye
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: CAPPARELLI, Fernanda dos Passos. Identidade, resgate mnemônico de trauma e Künstlerroman em "Olho de gato", de Margaret Atwood. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1246
Data de defesa: 8-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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