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dc.creatorGarcia, Andressa de Bastos Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330643402167348por
dc.contributor.advisor1Araújo, Márcia Maria de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274917871675439por
dc.contributor.referee1Araújo, Márcia Maria de Melo-
dc.contributor.referee2Fonseca, Pedro Carlos Louzada-
dc.contributor.referee3Sales, Paulo Alberto da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-24T01:07:55Z-
dc.date.available2024-10-25por
dc.date.issued2022-10-25-
dc.identifier.citationGARCIA, Andressa. A teia de Capitu: representação e releitura em “Dom Casmurro”,de Machado de Assis. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1273-
dc.description.resumoAs narrativas Machadianas parecem colocar, geralmente, a personagem feminina em uma posição de destaque, representando-a sob o olhar do narrador ou da personagem masculina que busca caracterizá-la por meio da observação, como quem a lê. Consequentemente, podemos observar esse processo de construção no romance Dom Casmurro em que Bentinho descreve os acontecimentos em primeira pessoa a partir de suas memórias. Dessa forma, o objeto de estudo coloca o feminino numa posição de ser representado por meio da voz masculina, que convencido de sua superioridade atribui à esposa, de maneira velada recorrendo à voz narrativa, a culpa de sua infelicidade e destruição. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar a representação da imagem relacionada ao feminino e seu processo de construção no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Buscou-se refletir sobre a herança misógina medieval nas configurações da figura da mulher a partir das características e padrões comportamentais das personagens femininas principais dentro da obra machadiana selecionada. Ademais, procurou-se, no desenvolvimento deste estudo, apontar o papel do leitor/receptor que apresenta-se como sujeito ativo ao escolher os caminhos a serem seguidos no bosque ficcional, para ser capaz de compreender, ler e reler o romance, mesmo que a seu modo, dentro do fenômeno dialógico estabelecido com o texto. Por se tratar de uma pesquisa de cunho bibliográfico, segue-se o pensamento de R. Howard Bloch (1995) e Georges Duby (2001) sobre os estudos da representação feminina na Idade Média; Sidney Chalhoub (2013), John Gledson (2019), Roberto Schwarz (1990), a respeito da crítica e possíveis interpretações e pontos de vista que cercam Machado de Assis; Roque de Barros Laraia (2001), no que tange aos estudos comportamentais culturais; Umberto Eco (1994), Mikhail Bakhtin (1997), no que concerne à missão do leitor neste diálogo eterno com a obra. Nessa perspectiva, a pesquisa aborda um entendimento da construção e leitura do feminino a partir do romance machadiano investigado, além de identificar a responsabilidade do leitor de compreender e interpretar o discurso emitido pela obra.por
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the representation of the image linked to the feminine and its construction process in the novel Dom Casmurro, by Machado de Assis, seeking to reflect on the medieval misogynist heritage in the configurations of the female figure from the characteristics and behavioral patterns of womenmain female characters within the selected Machadian work. In addition to pointing out the role of the reader/receiver who presents himself as an active subject when choosing the paths to be followed in the fictional forest, being able to understand, read and reread the novel in his own way within the dialogic phenomenon established with the text. As this is a bibliographic research, we follow the thinking of R. Howard Bloch (1995) and Georges Duby (2001) on the studies of female representation in the Middle Ages; Sidney Chalhoub (2013), John Gledson (2019), Roberto Schwarz (1990), regarding the criticism and possible interpretations and points of view that surround Machado de Assis; Roque de Barros Laraia (2001), regarding cultural behavioral studies; Umberto Eco (1994), Mikhail Bakhtin (1997), regarding the reader's mission in this eternal dialogue with the work. Machadian narratives seem to generally place the female character in a prominent position, representing her under the gaze of the male character who seeks to characterize her through observation, as someone who reads her. Consequently, we can observe this construction process in the novel Dom Casmurro in which Bentinho describes the events in the first person from his memories. In this way, the object of study places the feminine in a position to be represented through the male voice, which, convinced of his superiority, attributes to his wife, in a veiled way resorting to the narrative voice, the blame for his unhappiness and destruction. In this perspective, this research approaches an understanding of the construction and reading of the feminine from the Machadian novel, in addition to identifying the reader's responsibility to understand and interpret the discourse emitted by the work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2023-08-24T01:07:27Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_ANDRESSA_DE_BASTOS_BRITO_GARCIA.pdf: 1017170 bytes, checksum: 26135cdd2ad35773ba18a8d45296443d (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-24T01:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_ANDRESSA_DE_BASTOS_BRITO_GARCIA.pdf: 1017170 bytes, checksum: 26135cdd2ad35773ba18a8d45296443d (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2022-10-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)por
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectMachado de Assispor
dc.subjectMisoginiapor
dc.subjectRepresentação da personagem femininapor
dc.subjectReleiturapor
dc.subjectBrazilian literatureeng
dc.subjectMisogynyeng
dc.subjectRepresentation of the female charactereng
dc.subjectRereadingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA COMPARADApor
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA teia de Capitu : representação e releitura em “Dom Casmurro”,de Machado de Assispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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