Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1392
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Porque foi que cegamos : "Ensaio sobre a cegueira" e a pandemia no Brasil (2020-2021) |
Título(s) alternativo(s): | Why did we go blind : "Essay on blindness" and the pandemic in Brazil (2020-2021) |
Autor: | Almeida, Raí da Rocha |
Primeiro orientador: | Andrade, Émile Cardoso |
Primeiro membro da banca: | Andrade, Émile Cardoso |
Segundo membro da banca: | Santos, Michelle dos |
Terceiro membro da banca: | Bottos Júnior, Norival |
Resumo: | A partir da leitura de Ensaio sobre a cegueira1, 1995, de José Saramago, e da adaptação para os cinemas Blidness, 2008, de Fernando Meirelles, analisamos neste trabalho, sob uma perspectiva crítica e comparatista, os pontos de contato entre o texto saramaguiano com o contexto pandêmico do Brasil de (2020-2021). Usamos a metáfora para estabelecer diálogo entre as imagens narrativas, presente no romance, os frames da adaptação cinematográfica Blindness, 2008, de Fernando Meirelles, com as frases de Bolsonaro e as matérias da imprensa disponíveis na Web sobre a gestão da pandemia pelo governo brasileiro. Para tanto usamos a teoria sobre o contemporâneo, de Giorgio Agamben, a imagem dialética e a sobrevivência da imagem, de Didi-Huberman. |
Abstract: | Based on the reading of Blindness essay, 1995, by José Saramago, and the adaptation for the cinemas Blidness, 2008, by Fernando Meirelles, we analyze in this work, from a critical and comparative perspective, the points of contact between Saramago's text with the pandemic context of Brazil (2020-2021). We use the metaphor to establish a dialogue between the narrative images, present in the novel, the frames of the film adaptation Blindness, 2008, by Fernando Meirelles, with Bolsonaro's phrases and the press articles available on the Web about the management of the pandemic by the Brazilian government. For that, we use the theory about the contemporary, by Giorgio Agamben, the dialectical image and the survival of the image, by Didi-Huberman. |
Palavras-chave: | Ensaio sobre a cegueira Imagem dialética Imagem reminiscente Contemporâneo Pandemia Blindness essay Dialectical image Reminiscent image Contemporary Pandemic |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) |
Citação: | ALMEIDA, Raí da Rocha. Porque foi que cegamos: "Ensaio sobre a cegueira" e a pandemia no Brasil (2020-2021). 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1392 |
Data de defesa: | 27-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_RAI_DA_ROCHA_ALMEIDA.pdf | Dissertação | 5,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.