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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1398
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Constituição do corpo feminino no domínio discursivo doméstico e escolar do filme "Carrie", de Brian De Palma (1976) : audiovisualidades no cinema horrorífico |
Título(s) alternativo(s): | Constitution of the female body in the domestic and school discursive domain of the film "Carrie", by Brian De Palma (1976) : audiovisualities in horrific cinema |
Autor: | Trindade, Warley Raniel de Souza |
Primeiro orientador: | Borges, Guilherme Figueira |
Primeiro membro da banca: | Borges, Guilherme Figueira |
Segundo membro da banca: | Luterman, Luana Alves |
Terceiro membro da banca: | Kogawa, João Marcos Mateus |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo geral analisar as audiovisualidades em Carrie, de Brian De Palma (1976), para que, assim, possamos compreender como o cinema de horror se materializa como lugar de produção discursivo na constituição do corpo feminino no domínio discursivo doméstico e escolar. Os objetivos específicos são: i) desenvolver uma descrição analítica do corpo feminino no filme Carrie (1976) a partir de sua inscrição no domínio discursivo doméstico e escolar; ii) esboçar como a relação familiar construída entre a adolescente e sua mãe corroboram para uma construção discursiva cristã que constrói práticas corporais sobre como a mulher deve comportar-se, vestir-se e relacionar-se; iii) e, por último, demonstrar como o domínio discursivo escolar é pensado como um espaço que permite a atuação do poder disciplinar e também sobre como esse espaço suscita uma exclusão daqueles sujeitos que não se inscrevem numa ordem discursiva que o estabeleça como “normal” perante os outros sujeitos fazendo com que se materialize, em sua interioridade, práticas de bullying. Essa pesquisa se inscreve na metodologia da Análise de Discurso com base nos postulados de Foucault (1978, 1995, 2001, 2004, 2008, 2014 e 2016) e Milanez (2011, 2013, 2014, 2018, 2019, 2021 e 2022). À vista disso, responderemos a problematização sobre como o filme Carrie (1976), assim como demais filmes de horror, beneficiou-se das condições de emergência de sua época para que fosse possível sua materialização audiovisual. Para isso, partimos da hipótese de que o filme Carrie constrói práticas corporais para as mulheres no espaço escolar e doméstico a partir de relações de saber-poder que determinam o que elas podem e devem dizer. Então, a partir das análises, verifico que as regularidades apresentadas no batimento (MILANEZ e OLIVEIRA, 2019) das imagens correspondem ao resultado esperado pelos objetivos propostos pela pesquisa, dessa forma, verifica-se que a audiovisualidade Carrie (1976), dirigida por Brian De Palma, materializa uma constituição corporal feminina através dos domínios discursivos doméstico e escolar durante a trama. |
Abstract: | This dissertation has the general objective of analyzing the audiovisualities in Carrie, by Brian De Palma (1976), so that we can understand how horror cinema materializes as a place of discursive production in the constitution of the female body in the domestic and school discursive domain. The specific objectives are: i) to develop an analytical description of the female body in the film Carrie (1976) from its inscription in the domestic and school discursive domain; ii) outline how the family relationship built between the teenager and her mother corroborates a Christian discursive construction that builds bodily practices on how women should behave, dress and relate; iii) and, finally, demonstrate how the school discursive domain is thought of as a space that allows the action of disciplinary power and also about how this space provokes an exclusion of those subjects who do not inscribe themselves in a discursive order that establishes it as “normal” before the other subjects, causing bullying practices to materialize in their interiority. This research is part of the Discourse Analysis methodology based on the postulates of Foucault (1978, 1995, 2001, 2004, 2008, 2014 and 2016) and Milanez (2011, 2013, 2014, 2018, 2019, 2021 and 2022). In view of this, we will respond to the questioning of how the film Carrie (1976), as well as other horror films, benefited from the emergency conditions of its time so that its audiovisual materialization was possible. For this, we start from the hypothesis that the film Carrie builds corporal practices for women in the school and domestic space based on knowledge-power relations that determine what they can and should say. So, based on the analyses, I verify that the regularities presented in the beat (MILANEZ and OLIVEIRA, 2019) of the images correspond to the expected result by the objectives proposed by the research, thus, it appears that the audiovisual Carrie (1976), directed by Brian De Palma materializes a female body constitution through the domestic and school discursive domains during the plot. |
Palavras-chave: | Discurso Audiovisual Filme de horror Discourse Audio-visual Horror movie |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) |
Citação: | TRINDADE, Warley Raniel de Souza. Constituição do corpo feminino no domínio discursivo doméstico e escolar do filme "Carrie", de Brian De Palma (1976): audiovisualidades no cinema horrorífico. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1398 |
Data de defesa: | 14-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade |
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