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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1419
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Do corpo político à política do corpo: teatro,memória e ideologia na obra do ator e teatrólogo Ademir Faleiros entre as décadas de 1980 e 1990 |
Título(s) alternativo(s): | From the political body to the politics of the body: theater, memory and ideology in the work of actor and theatrical artist Ademir Faleiros between the 1980s and a 1990s |
Autor: | Melo , Moisés de Oliveira |
Primeiro orientador: | Silva, Ademir Luiz da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Ademir Luiz da |
Segundo membro da banca: | Ignácio , Ewerton de Freitas |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, Jacques Elias de |
Resumo: | O presente estudo constitui uma extensão do trabalho de conclusão de curso apresentado no final do ano letivo de 2020 na Universidade Estadual de Goiás, sob o título "Ademir Faleiros na Cena Teatral de Anápolis: Uma Análise das Peças “Favela Brasil” e “Por Detrás de Toda Porta"'. Nesse sentido, esta dissertação tem como objeto de estudo parte da vida e obra do dramaturgo. Assim, pretende-se, por meio da relação intrínseca entre história e literatura, compreender o cenário teatral em Anápolis durante as décadas de 1980 e 1990. Isso inclui destacar os aspectos sociais, econômicos e políticos que marcaram a última década da ditadura civil-militar brasileira, a influência da censura e dos mecanismos de repressão sobre a elaboração e a apresentação das peças do autor em todo o Estado de Goiás, bem como sua escrita dramatúrgica. Além disso, busca-se entender o papel do teatro engajado em uma cidade como Anápolis, e o coro como agente ideológico na encenação da peça "Favela Brasil" (1980). Examina-se também a função social do teatro na época da abertura política, e como o início da redemocratização do país influenciou a escrita do autor em peças como "Por Detrás de Toda Porta" (1989). Por fim, destaca-se a relevância do estudo sobre a historiografia do teatro goiano, bem como o legado de Ademir Faleiros para a cena teatral na cidade de Anápolis. |
Abstract: | This study is an extension of the course completion work presented at the end of the 2020 academic year at the State University of Goiás, under the title "Ademir Faleiros in the Theater Scene of Anápolis: An Analysis of the Plays "Favela Brasil" and "Por Detrás de Toda Porta"". In this sense, the object of this dissertation is to study part of the playwright's life and work. Through the intrinsic relationship between history and literature, the aim is to understand the theatrical scene in Anápolis during the 1980s and 1990s. This includes highlighting the social, economic, and political aspects that marked the last decade of the Brazilian civil-military dictatorship, the influence of censorship and repression mechanisms on the development and presentation of the author's plays throughout the state of Goiás, as well as his dramaturgical writing. It also seeks to understand the role of engaged theater in a city like Anápolis and the choir as an ideological agent in the staging of the play "Favela Brasil" (1980). It also examines the social function of theater at the time of the political opening and how the beginning of the country's re-democratization influenced the author's writing in plays such as "Por Detrás de Toda Porta" (1989). Finally, it highlights the relevance of the study for the historiography of Goiás theater, as well as Ademir Faleiros' legacy for the theater scene in the city of Anápolis. |
Palavras-chave: | Memória - Teatro Teatro - Vida e Obra Memory - Theater Theater - Life and Work |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER) |
Citação: | MELO, Moisés de Oliveira. Do corpo político à política do corpo: teatro,memória e ideologia na obra do ator e teatrólogo Ademir Faleiros entre as décadas de 1980 e 1990. 2023. 85f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1419 |
Data de defesa: | 16-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado |
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