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dc.creatorRamos, Loyanny Alves-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7406180518883292por
dc.contributor.advisor1Borges, Guilherme Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4766214580919295por
dc.contributor.referee1Figueira-Borges, Guilherme-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4766214580919295por
dc.contributor.referee2Luterman, Luana Alves-
dc.contributor.referee3Witzel, Denise Gabriel-
dc.date.accessioned2024-04-12T19:45:38Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.identifier.citationRAMOS, Loyanny Alves. A bruxa nas histórias em quadrinhos, de Ju Loyola: entre discursividades, silêncio e intericonicidade. 2023. 119. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1480-
dc.description.resumoHistoricamente, a construção discursiva em torno da bruxa se desenvolveu de forma preponderante no discurso religioso e construiu uma imagem que passou a residir no imaginário coletivo, atribuindo significados particulares ao feminino. Tal formulação repercute diretamente sobre mulheres reais, culminando em uma efetiva perseguição a esse grupo. Nas Histórias em quadrinhos (HQs), de Ju Loyola, a bruxa retorna em enunciados sem palavras capazes de resgatar imagens externas, inscritas nas redes discursivas que produzem a bruxa; e, ainda, imagens internas as quais construímos na imaginação. Perante isso, esta dissertação tem como objetivo geral analisar as discursividades produzidas sobre o corpo da bruxa, como alegoria do feminino, nas Histórias em Quadrinhos The witch who loved- volume 1 (2015) e The witch who loved- volume 2 (2018), de Ju Loyola. Como objetivos específicos, intentamos: i) descrever os trajetos discursivos e o acionamento de redes de memória que constituem sentidos sobre a bruxa; ii) investigar possibilidades para a materialização do silêncio nos quadrinhos por meio de enunciados visuais e práticas de silenciamentos; bem como iii) demonstrar como ocorrem os processos de subjetivação/objetivação e, por fim, dessubjetivação da sujeita bruxa. Por isso, inscrevemo-nos no campo da Análise de Discurso foucaultiana (1978; 1987; 1988; 1996; 1999; 2001; 2003; 2004; 2008; 2011), tendo como base o método arqueogenealógico que, na perspectiva arqueológica, visa a analisar o discurso como prática histórica na construção de saberes descontínuos, amalgamada à genealogia do poder que intenta analisar o funcionamento de práticas que, relacionadas a acontecimentos históricos, produzem saberes e controlam os corpos, tendo efeitos nos modos de subjetivação-objetivação dos sujeitos (FOUCAULT, 2004). Nesse sentido, para abordar a atuação de possíveis formas de silêncio nas HQs, faremos uma interface com os estudos de Eni Puccinelli Orlandi (2007). Ainda, estabeleceremos diálogos com as pesquisas de Jean-Jacques Courtine (2011; 2013), a fim de mobilizar a noção de intericonicidade, Nilton Milanez (2021), para compreender o conceito foucaultiano de dessubjetivação, e com a pesquisa de Silvia Federici (2017) acerca da história das mulheres interligada à transição do sistema feudal para o sistema capitalista. Diante das análises desenvolvidas, evidenciamos como a imagem da bruxa dos quadrinhos aciona representações de mulheres reais e ficcionais de forma não linear, tendo em vista as várias formulações para a bruxa no decorrer da história. Ademais, vimos que o período de caça às bruxas não foi, deveras, apenas um processo jurídico contra as práticas de feitiçaria, mas sim uma busca por desfazer a ameaça que as mulheres representavam às relações de poder que demarcam as construções de identidades de gênero. Também observamos que os quadrinhos no formato sem palavras não podem ser considerados silenciosos, pois, discursivamente eles desvelam, nos pormenores das imagens, práticas de silenciamento que atuam sobre o corpo feminino. Além disso, mostramos como o nosso olhar produz uma visão subjetivadora para a bruxa dos quadrinhos atravessada pelo funcionamento de dispositivos de normalização que objetivam o bom funcionamento do corpo. Por fim, os gestos de análises mobilizados neste texto dissertativo apontam que a bruxa das HQs se retira da sua subjetividade, reconfigurando a si mesma por meio de uma experiência-limite (MILANEZ, 2021), uma metamorfose do corpo e de sua conduta, um abandono de si.por
dc.description.abstractHistorically, the discourse about the witch is built, specially , in the religious sphere, in a way that these beings become part of the popular imagination and constitute meanings about the feminine. Which, in turn, has effects on real women and culminates in a veritable hunt for their bodies. In Ju Loyola's comics, the witch returns in wordless statements capable of rescuing external images, entered in the discursive networks that produce the witch, and internal images, which we build in imagination. In vi ew of this, the main purpose of this dissertation is to analyze the construction of discourses about the witch's body, as a n allegory of the feminine, in the comics The witch who loved volume 1 (2015) and The witch who loved volume 2 (2018), by Ju Loyola. The specific objectives are: i) to describe the discursive paths and the activation of memory networks that produce meanings about the witch; ii) to investigate possibilities for the materialization of silence in Ju Loyola’s comics through visual state ments and silencing practices; as well as iii) to demonstrate h ow the processes of subjectivation/objectification occur and , finally, dessubjectivation of the witch subject. For this reason, this research is part of the Discourse Analysis methodology based on the postulates of Foucault (1978; 1987; 1988; 1996; 1999; 2001; 2003; 2004; 2008; 2011). We are supported by archegenealogical method which, from an archaeological perspective, aims to analyze discourse as a historical practice in the construction of d iscontinuous knowledge, connected on genealogy of power method that aims to analyze the functioning of practices that, rela ted to historical events, produce knowledge and control bodies, having effects on the modes of subjectivation/objectification of subjects (FOUCAULT, 2004). In this sense, to address the performance of possible forms of silence in comics, we are going to interface with the studies of Eni Puccinelli Orlandi (2007). Still, we are going to establish dialogues with the research of Jean Jacqu es Courtine (2011), in order to mobilize the notion of interico nicity; Nilton Milanez (2021), to mobilize the Foucauldian c oncept of dessubjectivation, and with the research of Silvia Federici (2017) about the history of women connected to the transition from the feudal to the capitalist system. In view of the developed analyses, we evidenced how the image of the witch in the comics triggers representations of real and fictional women in a non linear way, considering the various formulations for the witch d uring women's history. Furthermore, we saw that the witch hunt period was not, indeed, just a legal process against witchcr aft practices, but rather a chase to undo the threat that women represented to power relations and, therefore, to gender. And that comic, discursively, cannot be considered silent. Certainly, the comics reveal silencing practices that act on the female body. In addition, we show that our gaze produces a subjectivizing vision for the witch in the comic books crossed by the functioning of normalization devices that aim at the proper functioning of th e body. Finally, the analysis gestures showed that the witch withdraws herself from subjectivity through a limit experience (MILANEZ, 2021), a metamorphosis of the body and her behavior, an abandonment ofeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-04-12T19:45:10Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_LOYANNY_ALVES_RAMOS.pdf: 3506824 bytes, checksum: 25f4e2632342b339917edb4a07f3edd6 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-04-12T19:45:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_LOYANNY_ALVES_RAMOS.pdf: 3506824 bytes, checksum: 25f4e2632342b339917edb4a07f3edd6 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-12T19:45:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_LOYANNY_ALVES_RAMOS.pdf: 3506824 bytes, checksum: 25f4e2632342b339917edb4a07f3edd6 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2023-09-18eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectSilenciamentospor
dc.subjectImagempor
dc.subjectHQpor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectSilencingeng
dc.subjectImageeng
dc.subjectComic bookeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleA bruxa nas histórias em quadrinhos, de Ju Loyola : entre discursividades, silêncio e intericonicidadepor
dc.title.alternativeThe witch in Ju Loyola's comic books : among discursivities, silence, and intericonicityeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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