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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1542
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Selma Alves Pinto de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0606182921043613 | por |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Samuel Carlos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6172767079721516 | por |
dc.contributor.referee1 | Melo, Samuel Carlos | - |
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dc.contributor.referee2 | Pinheiro Neto, José Elias | - |
dc.contributor.referee3 | Gonçalves, Luciano de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T14:26:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Selma. “Morrerás de novo”: morte e memória em "Mundos paralelos" de Joaqui m Cardozo. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1542 | - |
dc.description.resumo | Reconhecido, principalmente, por seu trabalho como engenheiro, o pernambucano Jo aquim Cardozo (1897 1978) publicou sua primeira obra, Poemas ( somente aos 50 anos de idade. Embora aclamada por nomes como Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e Antônio Houaiss, a poesia do “bissexto costumaz”, como o classificou o seu conterrâneo Manuel Bandeira, ainda carece de estudos de fôlego. Dentre os trabalhos sobre a produção poética, aqueles que têm Mundos Paralelos (1970) como objeto de investigação são ainda mais raros. Composta por 33 poemas, distribuídos em cinco partes Mundos Paralelos é uma obras Cardoziana de caráter diverso, com temas e opções estéticas bastante heterogêneas. Entretanto, numa observação geral, é possível notar que, com destaque para a primeira parte da obra, denominada como “Réquiem por uma vida de snecessária”, dois temas perpassam todas as suas partes: a morte e a memória. Diante disso, esta pesquisa estabeleceu como corpus os seis poemas qu e fazem parte de “Réquiem por uma vida desnecessária”, no intuito de compreender os processos de materializaç ão da morte e da memória e seus possíveis efeitos de sentido. Para isso, o trabalho está dividido em três capítulos. Inicialmente, no primeiro capítulo, tem se uma discussão de ordem biográfica, com destaque para sua formação como engenheiro, a atuação com o matemático ao lado do arquiteto Oscar Niemeyer e a admiração de grandes nomes da literatura nacional por sua poesia, encerrando pelo levantamento de sua fortuna crítica. O segundo capítulo está dedicado a uma reflexão teórica sobre a morte e a memória, t endo como prisma a liturgia do Réquiem. Como principais suportes, tem se os estudos de Henri Bergson (1999) e Maurice Halbwachs (2013). Por fim, no último capítulo, a partir das discussões estabelecida nos anteriores, foi efetuada uma análise dos seis poem as que compõem “Réquiem por uma vida desnecessária”, compreendendo a morte e a memória se configurando nesses versos e concluindo que trazem um pou co do ritual do réquiem, algumas de suas seções enquanto liturgia ou emprego na arte para afirmar um eu líric o que confronta, não apenas sua mortalidade, mas também a falta de significado intríseco em sua própria vida, uma sensação de desamparo e isolamento ressoa ao longo das analises, sugerindo uma busca frustada por um sentido inalcançável. | por |
dc.description.abstract | Recognized mainly for his work as an engineer, Joaquim Cardozo (1897 1978) from Pernambuco published his first work, Poems (1947), only at the age of 50. Although acclaimed by names s uch as Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto and Antônio Houaiss, the poetry of the “bissexto habitualz”, as his fellow countryman Manuel Bandeira classified him, still lacks substantial studies. Among the works on poetic production, those t hat have Mundos Paralelos (1970) as an object of investigation are even rarer. Composed of 33 poems, distributed in five parts, Mundos Paralelos is a Cardozian work of diverse character, with very heterogeneous themes and aesthetic options. However, in a g eneral observation, it is possible to note that, with emphasis on the first part of the work, called “Requiem for an unnecessary life”, two themes permeate all its parts: death and memory. In view of this, this research established as a corpus the six poem s that are part of “Requiem for an unnecessary life”, with the aim of understanding the processes of materialization of death and memory and their possible effects of meaning. To this end, the work is divided into three chapters. Initially, in the first ch apter, there is a biographical discussion, with emphasis on his training as an engineer, his work as a mathematician alongside the architect Oscar Niemeyer and the admiration of great names in national literature for his poetry, ending with a survey of his critical fortune. The second chapter is dedicated to a theoretical reflection on death and memory, using the liturgy of the Requiem as a prism. Th e main support is the studies of Henri Bergson (1999) and Maurice Halbwachs (2013). Finally, in the last chap ter, based on the discussions established in the previous chapters, an analysis was carried out of the six poems that make up “Requiem for an unnecessary life”, understanding death and memory taking shape in these verses and concluding that they bring a li ttle of the ritual of the requiem, some of its sections as liturgy or employment in art to assert a lyrical self that confronts not only its mortal ity but also the lack of intrinsic meaning in its own life, a sense of helplessness and isolation resonates t hroughout the analyses, suggesting a frustrated search for an unattainable meaning. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-07-29T14:26:00Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_SELMA_ALVES_PINTO_DE_SOUZA.pdf: 1239113 bytes, checksum: 04bbc257129cd8741bcaf83e75a23b81 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) | eng |
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dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás | por |
dc.publisher.department | UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEG | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Réquiem | por |
dc.subject | Poesia brasileira | por |
dc.subject | Poesia moderna | por |
dc.subject | Requiem | eng |
dc.subject | Brazilian poetry | eng |
dc.subject | Modern poetry | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | por |
dc.title | “Morrerás de novo” : morte e memória em "Mundos paralelos" de Joaqui m Cardozo | por |
dc.title.alternative | “You will die again” : death and memory in "Parallel worlds" by Joaquim Cardozo | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTACAO_SELMA_ALVES_PINTO_DE_SOUZA.pdf | Dissertação | 1,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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