Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1601
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da fúria à festa travesti : a expressão da (contra)marginalidade em “O parque das irmãs magníficas”
Título(s) alternativo(s): De la furia a la fiesta travesti : la expresión de la (contra)marginalidad en “El parque de las hermanas magníficas”
Autor: Ribeiro, Jackeline Fernanda Ferreira 
Primeiro orientador: Andrade, Émile Cardoso
Primeiro membro da banca: Andrade, Émile Cardoso
Segundo membro da banca: Benatti, André Rezende
Terceiro membro da banca: Anjos, José Humberto Rodrigues dos
Resumo: Constituída a partir de um realismo mágico mesclado à noção de uma autoficção, O Parque das Irmãs Magníficas, de Camila Sosa Villada (2021), expressa, repetidamente, a violência e a morte como parte integrante da existência travesti ao narrar o cotidiano das prostitutas do Parque Sarmiento, abordando conflitos emocionais, corporais e institucionais sofridas pelas pessoas que “não existem” para a sociedade: os dissidentes de gênero. Contudo, apesar de se basear na existência da lógica dos sistemas simbólicos que configura a forma de pensar e agir dos sujeitos dentro do tecido social, a narrativa também explora a construção de mecanismos simbólicos que se opõem a essa marginalidade, buscando tornar visível a festa que é ser travesti. Dessa forma, o romance se materializa na construção de uma expressão da (contra)marginalidade, uma vez que discute instrumentos simbólicos de violência, de silenciamento e de precariedade da vida das sujeitas travestis e, ao mesmo tempo, reivindica o direito de ser ouvida ao lançar luz a uma história individual e à memória coletiva de um grupo marginalizado que busca incessantemente o seu direito de (re)existir. Assim, esta dissertação se propõe a descrever de que forma O Parque das Irmãs Magnificas apresenta o discurso da violência de gênero sofrida por um grupo específico de travestis para, enfim, promover um discurso de resistência ao sistema normativo heteropatriarcal e hegemônico. Utilizaremos, como aparato teórico e metodológico, os estudos das relações de gênero, bem como as experiências do ser e viver travesti, para descrever como o corpus desse estudo concebe, por meio de seus símbolos e da estruturação da enunciação, os procedimentos sintáticos e semânticos responsáveis pela produção de sentidos. Para tanto, lançamos luz aos estudos de gênero, identidades e performatividade de Butler (2000, 2003), as políticas de identidades e subjetividade de Guaciara Louro (2015), a linguagem e sexualidade de Kulick (2008), a investigação dos mecanismos do poder e sexualidade de Foucault (2010, 2011), entre outros estudiosos que contribuem para a discussão proposta neste trabalho.
Abstract: Constituido a partir de un realismo magico mezclado con la noción de autoficción, Parque das Irmãs Magnificas, de Camila Sosa Villada (2021), expresa reiteradamente la violencia y la muerte como parte integral de la existencia travesti al narrar el cotidiano de las prostitutas en el Parque Sarmiento, abordando Conflictos emocionales, corporales e institucionales que sufren personas que “no existen” en la sociedad: las disidencias de género. Sin embargo, a pesar de partir de la existencia de lógicas de sistemas simbólicos que configuran la manera de pensar y actuar de los sujetos dentro del tejido social, la narrativa también explora la construcción de mecanismos simbólicos que se oponen a esta marginalidad, buscando visibilizar al partido que es ser travesti. De esta manera, la novela se materializa en la construcción de una expresión de (contra)marginalidad, ya que discute instrumentos simbólicos de violencia, silenciamiento y precariedad en la vida de sujetos travestis y, al mismo tiempo, reivindica una voz al arrojar luz sobre una historia individual y la memoria colectiva de un grupo marginado que busca incesantemente su derecho a (re)existir. Así, esta disertación tiene como objetivo describir cómo O Parque das Irmãs Magnificas presenta el discurso de la violencia de género sufrida por un grupo específico de travestis para, en última instancia, promover un discurso de resistencia al sistema normativo heteropatriarcal y hegemónico. Utilizaremos, como aparato teórico y metodológico, los estudios de las relaciones de género, así como las experiencias de ser y vivir como travesti, para describir cómo el corpus de este estudio concibe, a través de sus símbolos y la estructuración de la enunciación, la Procedimientos sintácticos y semánticos responsables de la producción de significados. Para ello, arrojamos luz sobre los estudios sobre género, identidad y performatividad de Butler (2000, 2003), las políticas de identidad y subjetividad de Guaciara Louro (2015), el lenguaje y la sexualidad de Kulick (2008), la investigación de la mecanismos de poder y sexualidad de Foucault (2010, 2011), entre otros académicos que contribuyen a la discusión propuesta en este trabajo.
Palavras-chave: Queer
Marginalidade
Enunciação
Resistência
Marginalidad
Enunciación
Resistencia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: RIBEIRO, Jackeline. Da fúria à festa travesti: a expressão da (contra)marginalidade em “O parque das irmãs magníficas”. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1601
Data de defesa: 28-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_JACKELINE_FERNANDA_FERREIRA_RIBEIRO.pdfDissertação3,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.