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dc.creatorReis, Yasmin Kimberlyn Camargo dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5472643617005044por
dc.contributor.advisor1André, Adolfo José de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6718290160526555por
dc.contributor.referee1André, Adolfo José de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6718290160526555por
dc.contributor.referee2Sales, Paulo Alberto da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235713534521313por
dc.contributor.referee3Vieira Júnior, Paulo Antônio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8490405451576541por
dc.date.accessioned2024-12-16T19:47:15Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.identifier.citationREIS, Yasmin Kimberlyn. Paródia e escrita de autoria feminina em "Penelopeia", de Margaret Atwood. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1623-
dc.description.resumoA present e dissertação analisa o romance Penelopiad: The Myth of Penelope and Odisseus, de Margaret Atwood, que recebeu a tradução para o português brasileiro A odisseia de Penélope . Este romance seria uma narrativa sobre a história de Odisseu e de Penélope, contad a sob o ponto de vista da rainha de Ítaca. Assim, esta dissertação analisa o romance de Atwood como uma “ Penelopeia ”, ou seja, uma versão do mito clássico contada s ob o ponto de vista de Penélope que, na visão clássica, estava silenciada, já que a epopeia era um gênero narrativo predominantemente masculino. Ao dar voz a u ma personagem historicamente silenciada, Atwood atualiza o mito, dando lhe uma visão alternativa e que, em diversos pontos, dialoga, mas se diferencia da versão grega, em especial, da versã o homérica. A paródia seria, dess a forma, uma força centrípeta e centrífuga, pois, ao mesmo tempo que aproximam versões, também as diferenciam. Um segundo ponto também se destaca: a narrativa de autoria feminina. Nesse sentido, é possível identificar as pr incipais diferenças presentes na epopeia escrita por Homero e da narra tiva de Atwood que aborda questões com relação à presença da mulher na ficção e na autoria de uma história. Assim, serão apresentadas a ideia da intertextualidade paródica que o romance tem com participação da poesia épica, como também a ideia do silenciamento e da ascen s ão da voz feminina no meio literário tendo como base a narrativa de Margaret Atwood.por
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the novel Penelopiad: The Myth of Penelope and Odisseus , by Margaret Atwood, which was translated into Brazilian Portuguese A odisseia de Penélope. This novel would be a narrative about the story of Odys seus and Penelope, told from the point of view of the queen of Ithaca. Thus, this dissertation analyzes Atwood's novel as a “Penelopeia”, that is, a version of the classical myth told from the point of view of Penelope, who, in the classical view, was sile nced, since the epic was a narrative genre predominantly masculine. By giving voice to a historically silenc ed character, Atwood updates the myth, giving it an alternative vision, which, at several points, dialogues, but differs from the Greek version, in particular, from the Homeric version. Parody would, in this way, be a centripetal and centrifugal force, because, at the same time as it brings versions closer together, it also differentiates them. A second point also stands out: the female authored narra tive. In this sense, it is possible to identify the main differences present in the epic written by Homer an d Atwood's narrative that addresses issues regarding the presence of women in fiction and in the authorship of a story. Thus, the idea of the paro dic intertextuality that the novel has with the participation of epic poetry will be presented, as well as the idea of the silencing and rise of the female voice in the literary world based on Margaret Atwood's narrative.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-12-16T19:46:47Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_YASMIN_KIMBERLYN_CAMARGO_DOS_REIS.pdf: 1472476 bytes, checksum: 8de1e89f35cdb7c0a0d3f112eb5d9ca5 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMargaret Atwoodpor
dc.subjectPenelopeiapor
dc.subjectAutoria femininapor
dc.subjectParódiapor
dc.subjectFemale authoreng
dc.subjectParodyeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleParódia e escrita de autoria feminina em "Penelopeia", de Margaret Atwoodpor
dc.title.alternativeParody and writing by female authority in "Penelopeia", by Margaret Arwoodeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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