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dc.creatorMenêses, Paula Regina Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7663222658290776por
dc.contributor.advisor1Borges, Guilherme Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4766214580919295por
dc.contributor.referee1Borges, Guilherme Figueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4766214580919295por
dc.contributor.referee2Oliveira, Hélvio Frank de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1659880507093036por
dc.contributor.referee3Souza, Agostinho Potenciano de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2081738892561567por
dc.date.accessioned2021-08-19T01:09:35Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.citationMENÊSES, Paula Regina Rodrigues. Dom Pedro Casaldáliga: os sujeitos e o lugar no Vale do Araguaia. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2019.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/763-
dc.description.resumoEste trabalho busca apresentar a partir das movimentações discursivas do bispo D. Pedro Casaldáliga na região do Vale do Araguaia, que, mesmo no período de repressão militar atuou em favor das minorias por meio de discursos em apoio aos movimentos sociais e de direitoshumanos. Situada na área que já integra a Amazônia Legal, Nordeste do Estado de Mato Grosso, a região do Araguaia é popularmente conhecida então, como “Vale dos Esquecidos” pelo “grande vazio” e falta de infraestrutura básica. Trata-se de um local marcado pelas disparidades sociais, latifúndios e grandes projetos agropecuários em conflito com pequenos produtores, peões, posseiros e indígenas. Nesse contexto, a Prelazia de São Félix do Araguaia MT, liderada por D. Pedro Casaldáliga, desenvolveu práticas discursivas de cidadania, seja por sua ação como religioso ou por intermédio de poesias, cartas e pelo próprio periódico da Prelazia, o jornal Alvorada, caracterizando novas relações pelo viés progressista, em favor dos movimentos sociais em combate a políticas neoliberais. Consideramos as práticas discursivas do bispo e o papel crítico social desenvolvido pelo sujeito religioso naquela circunscrição, à luz da Análise de Discurso Francesa, e os discursos que constituem o sujeito bispo, engajado na luta pelos direitos humanos e sociais que são, também, responsáveis pela constituição de sujeitos discursivamente formados. A partir disso, apresentamos, também, como se dá a relação de saber-poder nas práticas discursivas na região do Araguaia, uma vez que refere-se às formas de resistências e a processos de subjetivação. Adotamos como metodologia uma pesquisa qualitativa-interpretativa de procedimento bibliográfico e documental, com análise descritiva do corpus. Assim, para a análise discursiva do corpus foram utilizados dois níveis de análise: o primeiro pelo dispositivo de análise axiomático, com o objetivo de revelar as formações discursivas constitutivas do sujeito bispo Casaldáliga; o segundo nível de análise destina-se a identificar pelo método analítico-crítico (dos sistemas de controle dos discursos), nas práticas discursivas e não-discursivas do sujeito Casaldáliga, as relações de saber-poder e práticas de resistências responsáveis pela subjetivação de sujeitos na região do Araguaia. Para isso, mobilizaremos o aporte teórico da Análise de Discurso de linha francesa, representada por Michel Foucault (1979, 1995, 1997, 1999a, 1999b, 2000); Michel Pêcheux (2007, 2009, 2014); dentre outros. Dessa maneira, identificamos que se trata de um líder religioso, constituído pela alteridade das Formações discursivas política-religiosa, construída sob influência de seu país de origem e de bases progressistas ao chegar na América Latina, assim com forte poder discursivo na região devido seu engajamento na luta a favor da democracia e na defesa dos direitos humanos.por
dc.description.abstractThis paper seeks to present the forms of resistance of Bishop Pedro Casaldáliga in the region of Araguaia, who even during the period of military repression worked in favor of minorities through speeches in support of social movements and human rights. Located in the area that is already part of the Legal Amazon, Northeast of the State of Mato Grosso, the Araguaia region is popularly known as "Valley of the Forgotten" by the "big void" and lack of basic infrastructure. It is a place marked by social disparities, latifundia and large agricultural projects in conflict with small producers, farmers, squatters and indigenous people. In this context, the Prelacy of St. Felix of Araguaia-MT, led by D. Pedro Casaldáliga, developed discursive practices of citizenship, whether by its action as religious or through poetry, letters and by the Prelazia newspaper itself, Alvorada newspaper, characterizing new relations by the progressive bias, in combat to neoliberal policies, in favor of the social movements. Considering the discursive practices of the bishop and the critical-social role developed by the religious subject in that circumscription, the objective of this research is to identify in the light of the French Discourse Analysis the discourses that constitute the bishop subject, engaged in the struggle for human rights and which are also responsible for the constitution of discursively formed subjects. From this, we also present how the relation of know-power in discursive practices in the region of Araguaia, since it refers to the forms of resistances and processes of subjectivation. We adopted as methodology a qualitative-interpretative research of bibliographic and documentary procedure, with descriptive analysis of the corpus. Thus, for the discursive analysis of the corpus, two levels of analysis were used: the first by the device of axiomatic analysis, with the objective of revealing the constitutive discursive formations of the subject bishop Casaldáliga; the second level of analysis aims to identify, through the analytical-critical method (of discourse control systems), in the discursive and non-discursive practices of the subject Casaldáliga, the relations of know-power and practices of resistances responsible for subjectivation of subjects in the region of Araguaia. For this, we will mobilize the theoretical contribution of French Speech Analysis, represented by Michel Foucault (1979, 1995, 1997, 1999a, 1999b, 2000); Michel Pêcheux (2007, 2009, 2014); among others. In this way, we identify that it is a religious leader, engaged in the fight for democracy and in defense of human rights, with strong discursive power in the region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2021-08-19T01:09:02Z No. of bitstreams: 2 PAULA_REGINA_RODRIGUES_MENESES.pdf: 1652854 bytes, checksum: 9417ca0751d84246dfca6cdab123e459 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-19T01:09:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PAULA_REGINA_RODRIGUES_MENESES.pdf: 1652854 bytes, checksum: 9417ca0751d84246dfca6cdab123e459 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2019-06-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormações discursivaspor
dc.subjectDiscurso político-religiosopor
dc.subjectPoder-saberpor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectD. Pedro Casaldáligapor
dc.subjectDiscursive Formationseng
dc.subjectPolitical-religious discourseeng
dc.subjectPower-to-knoweng
dc.subjectResistanceeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleDom Pedro Casaldáliga : os sujeitos e o lugar no Vale do Araguaiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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