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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Senda incomum” : a inter-relação entre tempo e memória na infectopoética de Hailton Correa
Autor: Borges, Fábio Júlio de Paula 
Primeiro orientador: Pinheiro Neto, José Elias
Primeiro coorientador: Frota, Adolfo José de Souza
Primeiro membro da banca: Pinheiro Neto, José Elias
Segundo membro da banca: Felizardo, Alexandre Bonafim
Terceiro membro da banca: Suzuki, Júlio César
Resumo: Este estudo, analítico e bibliográfico, objetiva investigar a inter-relação entre o tempo e a memória na infectopoética de Hailton Correa, poeta contemporâneo, intitulada Senda Incomum (2017). Além desses aspectos gerais, buscar-se-á tecer um repertório crítico sobre a vida e obras do autor, bem como analisar as principais características do livro supracitado, sendo elas a linguagem, a forma como ele parte do regional para o universal, e como o phático atravessa a sua lírica, entre outros. A produção poética de Hailton Correa traz, em um diálogo com a tradição literária, uma nova maneira de ressignificar o regional. Para isso, o autor recorre às possibilidades da linguagem. Por meio de sua escrita, os elementos da natureza, relacionados aos citadinos, ganham uma nova dimensão que atravessa os espaços restritos da localidade, indo em direção a esfera universal. O popular, as raízes e o tecnológico colaborarão para a formulação de sua poética trans-regiocosmopolita. Sabendo-se que o impulso das novas tecnologias modificou as maneiras de viver, inclusive as dos espaços interioranos, o poeta consegue estabelecer uma conexão entre o simples e aberto do campo, e o complexo e fechado da urbe, ou concomitantemente. Imersos nos impasses sociais, os sujeitos líricos se dispõem no mundo através de sentimentos pháticos que ora os dilaceram e ora fazem com que resistam às intempéries da vida. No decorrer de seus percursos, os sujeitos líricos são marcados pela formação de suas identidades, de quem são ou do que buscam ser quando retornam ao passado para se reconstruírem através da memória. O tempo controla a vida dos seres humanos. Ele é o denominador para que os indivíduos se organizem em sociedade e cumpra as atividades de suas rotinas. A memória, essencial para a formação dos indivíduos e para a manutenção de suas lembranças de vivências passadas, atuará juntamente ao tempo no desenvolvimento dos seres humanos dentro do ciclo do devir. O poeta, servindo-se dos temas em torno do tempo e da memória, criará as suas produções poéticas desvelando as relações de sujeitos líricos dentro de um cosmo lírico sensível que nada mais é do que a expressão dos sentimentos humanos perante ao mundo. É isso o que Hailton Correa faz em seu livro; o autor deixa as marcas da passagem temporal, sejam as do passado, as do presente e as do futuro, demonstrando a finitude do ser. Seus poemas evidenciam as agruras de sujeitos líricos tensionados pela própria existência e pelas suas caminhadas em direção à morte. Usa-se para a análise: Staiger (1977), (Paz, 1982), Carpeaux (2013), Bachelard (1978), Hegel (2004), Collot (2013), Combe (2010), Santos (2016), Friedrich (1978), Frota (2011), Agostinho (2007), Comte-Sponville (2016), Cohen (1974), Arrigucci Júnior (2009), Assmann (2016), Bergson (1999), Rosa (2016), Candau (2019), Halbwachs (2006), Bosi (2015), Bakhtin (1997), entre outros.
Abstract: This analytical and bibliographic study aims to investigate the interrelationship between time and memory in the infectious poetics of Hailton Correa, contemporary poet, entitled Senda Incomum (2017). In addition to these general aspects, an attempt will be made to weave a critical repertoire about the author's life and works, as well as to analyze the main characteristics of the aforementioned book, which are the language, the way it starts from the regional to the universal, and how the phathic crosses his lyric, among others. Hailton Correa's poetic production brings, in a dialogue with the literary tradition, a new way to resignify the regional. For this, the author uses the possibilities of language. Through his writing, the elements of nature, related to city dwellers, gain a new dimension that crosses the restricted spaces of the locality, going towards the universal sphere. The popular, as roots and the technological will collaborate for the next of its trans-regiocosmopolita poetics. Knowing that the impulse of new technologies has changed as ways of living, including as in the interior spaces, the poet manages to establish a connection between the simple and open of the countryside, and the complex and closed of the city, or concomitantly. Immersed in social impasses, the lyrical subjects rise in world through any phatics that sometimes they tear and sometimes they do with that resist the bad weather of life. During their travels, lyrical subjects are marked by the formation of their identities, who they are or what they seek to be when they return to the past for reconstruct themselves through memory. Time controls the lives of human beings. It is the denominator for individuals to organize themselves in society and carry out the activities of their routines. Memory, essential for the formation of individuals and for the maintenance of their memories of past experiences, will act together with time in the development of human beings within the cycle of becoming. The poet, using themes around time and memory, will create his poetic productions by unveiling the relationships of lyrical subjects within a sensitive lyrical cosmos that is nothing more than the expression of human feelings towards the world. This is what Hailton Correa does in his book; the author leaves the marks of the temporal passage, whether those of the past, those of the present and those of the future, demonstrating the finitude of being. His poems show the hardships of lyrical subjects tensioned by their own existence and by their walks towards death. It is used for the analysis: Staiger (1977), Paz (1982), Carpeaux (2013), Bachelard (1978), Hegel (2004), Collot (2013), Combe (2010), Santos (2016), Friedrich ( 1978), Fleet (2011), Agostinho (2007), Comte-Sponville (2016), Cohen (1974), Arrigucci Júnior (2009), Assmann (2016), Bergson (1999), Rosa (2016), Candau (2019) , Halbwachs (2006), Bosi (2015), Bakhtin (1997), among others.
Palavras-chave: Literatura
Poesia
Memória
Tempo
Literature
Poetry
Memory
Time
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: BORGES, Fábio Júlio de Paula. “Senda incomum”: a inter-relação entre tempo e memória na infectopoética de Hailton Correa. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/772
Data de defesa: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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