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Tipo do documento: Dissertação
Título: "Manarairema" e "Bacurau" : sobre visualidades, invasões e sobrevivências
Autor: Silva, Glauber Honorato da 
Primeiro orientador: Andrade, Émile Cardoso
Primeiro membro da banca: Andrade, Émile Cardoso
Segundo membro da banca: Frota, Adolfo José de Souza
Terceiro membro da banca: Martins, Alice Fátima
Resumo: A visão determina a percepção visual como operação física, e a visualidade parte dessa percepção como fato social. Nesse caso, a visualidade como estamos tratando, envolve técnicas, aparelhos, e intenções discursivas da experiência visual e cultural (FOSTER, 1998). Nesse sentido, quais questões ordenam a visualidade (visibilidade, vigilância, visualização) no romance A hora dos ruminantes (1966) e no filme Bacurau (2019)? Esta, é, em alguma medida, a indagação motivadora da nossa discussão. Na forma de pulsão inicial, a interrogação se ramifica em possibilidades, pois se abre para questões de ordem estética, política e social, numa metodologia que compreende as imagens em suas relações associativas, comparativas e alegóricas. Primeiro – em A hora dos ruminantes observamos métodos, práticas e efeitos da vigilância estrutural da modernidade/colonialidade – a partir do modelo panóptico (BENTHAM, 2008), dos estudos da sociedade disciplinar (FOUCAULT, 1987) e das elucidações sobre a Visualidade (MIRZOEFF, 2016). Segundo – em Bacurau percebemos a reconfiguração das possibilidades da vigilância, nesse caso, numa perspectiva mais atrelada à decolonialidade e à transmodernidade (DUSSEL, 2017), na qual os mecanismos, as práticas, os efeitos e as intencionalidades de observar e ser observado não se limitam à vigilância estrutural foucaultiana e benthaniana.
Abstract: Vision determines visual perception as a physical operation, and visuality assumes this perception as a social factor. In this case, visuality involves techniques, machines and discursive intentions of the cultural and visual experience (FOSTER, 1998). In these terms, what are the questions that establish visuality (visibility, vigilance, visualization) in The three trials of Manirema (1966) novel and in the Bacurau (2019) film? This is sort of the motivating inquiry of our discussion. As a first drive, this question ramifies itself in social, political and aesthetical matters by a methodology that comprehends images in their associative, comparative and allegoric relations. First, in The three trials of Manirema, we can observe the methods, practices and effects of the structural vigilance in modernity/coloniality from the panoptical example (BENTHAM, 2008), the disciplinary society studies (FOUCAULT, 1987) and the elucidations on Visuality (MIRZOEFF, 2016). Then, in Bacurau, we can see the reconfiguration of the vigilance’s possibilities in a perspective more related to decoloniality and transmodernity (DUSSEL, 2017), in which the mechanisms, practices, effects and intentions of watching and being watched do not limit themselves to the Foucauldian and Benthanian structural vigilance.
Palavras-chave: A hora dos ruminantes
Bacurau
Visualidade
Decolonialidade
Imagens
The three trials of Manirema
Visuality
Decoloniality
Images
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: SILVA, Glauber Honorato da. "Manarairema" e "Bacurau": sobre visualidades, invasões e sobrevivências. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1267
Data de defesa: 22-Jan-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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